Salgueiro sedia encontro regional sobre segurança alimentar e nutricional
Salgueiro sedia encontro regional sobre segurança alimentar e nutricional

Salgueiro sedia encontro regional sobre segurança alimentar e nutricional

25 de Abril de 2018

A cidade de Salgueiro sediou nesta quarta-feira, 25, no auditório da Escola Urbano Gomes de Sá, o “Encontro Regional de SAN: Acompanhamento e Assessoria aos CONSEA´s e CAISAN´s Municipais”. O objetivo foi debater o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a partir dos municípios. Estiveram presentes, a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CONSEA-PE), Zênia Tavares, e a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) do Governo de Pernambuco, Mariana Suassuna.

De acordo com Zênia, foram reunidos membros dos governos de municípios da região para estimular a criação ou fortalecimento de conselhos municipais de segurança alimentar nutricional. “A gente está dialogando – governo e municípios – e vendo a agenda dos municípios para concretizar a questão do sistema. Estamos incentivando a criação do CONSEA municipal, da CAISAN municipal e também um fórum municipal de segurança alimentar e nutricional formado pela sociedade”, informou.

Zênia acrescentou que os conselhos devem trabalhar focando no combate à fome e ao uso de agrotóxicos nas plantações. “Queremos fazer com que as pessoas tenham acesso ao alimento com muita liberdade, no campo e na zona urbana, livre de agrotóxicos, livre de transgênicos e livre de aditivos químicos. A gente tenta restringir, o que é muito difícil, mas reduzir o consumo de alimentos industrializados, processados, e incentivar o consumo de alimentos saudáveis”, concluiu.

Mariana Suassuna lembrou que o Governo do Estado criou a CAISAN em 2008, composta por 13 secretarias estaduais e nove órgãos, para a elaboração de um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutrional. O segundo plano foi feito em 2017. “Nós somos o único estado do país que elaborou o segundo plano e nele estão quase 200 iniciativas do Governo na área da agricultura, na área da saúde, na área da educação, na área de recursos hídricos, na área da assistência social. Ações que agregam a segurança nacional e nutricional para promoção desse direito humano que é a segurança alimentar e nutricional”, afirmou.

Salgueiro conta com um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2014, mas outros municípios da região ainda não possuem. Por essa razão, o CONSEA e a CAISAN tentam incentivar a criação desses órgãos em outros municípios como Serrita, Parnamirim, São José do Belmonte e Cedro. Após passar por Salgueiro, a comitiva realiza o mesmo evento amanhã em Petrolândia e sexta-feira em Arcoverde. Até o fim do ano serão promovidos encontros em vários municípios estratégicos de Pernambuco.

Por Chico Gomes

Atel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *