Sebrae promove programação intensa no Porto Musical

0

23621653_2094667077213776_7429745184397636956_n

Atividades visam favorecer contratos e parcerias entre músicos e produtores, além de capacitar os participantes

Entre os dias 1º e 03 de fevereiro, o Recife sediará, mais uma vez, a maior e mais importante conferência de música de todo o país. A oitava edição do Porto Musical reunirá artistas, gestores públicos e privados, representantes de selos, gravadoras e instituições culturais, produtores de festivais de todo o mundo e pessoas interessadas em discutir as novas tendências do mercado. Pensando em viabilizar as parcerias e os contratos, além de fornecer informações objetivas e práticas aos profissionais do setor, o Sebrae-PE montou uma programação intensa no evento para o participantes.

Com um olhar de exportação e internacionalização da música brasileira, o Porto Musical trará ao Recife nomes importantes do cenário da música no Brasil e fora dele. De olho no mercado, a conferência funcionará em diversas vertentes: apresentações de artistas (que serão abertas ao publico gratuitamente), capacitações em gestão (seminários e workshops) para profissionais do ramo e rodadas de negócios, colocando músicos frente a frente com as pessoas responsáveis pelos contratos, parcerias e exposição de seus trabalhos. Dentro desse escopo, 03 seminários serão de responsabilidade do apoiador máster, o Sebrae-PE, que vai trazer nomes de peso da cena para abordar temas como direitos autorais e distribuição. Além disso, as rodadas de negócio também são de total responsabilidade da instituição, que já realiza esse tipo de transação há muito tempo em todo o país.

De acordo com Verônica Ribeiro, analista do Sebrae responsável pela participação da instituição no Porto Musical, a conferência destaca-se pelas parcerias traçadas com produtores e profissionais da música de todo o mundo, como Christine Semba, da Alemanha, e Bono da Costa, da Espanha. “Muitos produtores de festivais vêm para o Porto Musical e essa é a chance de músicos e artistas se lançarem em circuitos que podem ser muito lucrativos e vantajosos para suas carreiras. Para viabilizar esses encontros e acordos, vamos realizar uma rodada de negócios de onde devem sair muitos contratos”, afirma. Está prevista a participação de 60 empresas (flutuantes) e 30 (âncoras) que realizarão aproximadamente 600 contatos com músicos e produtores culturais.

A conferência viabilizará também a comercialização de fonogramas, instrumentos musicais e produtos do segmento, tributos e encargos sociais, além das relações contratuais. O Porto Musical fornecerá ainda informações que possibilitem uma melhor análise dos negócios no ramo, contribuindo para o planejamento e crescimento dos profissionais envolvidos no evento. Para Verônica Ribeiro, muitos profissionais do setor carecem de informações objetivas, para saberem como funciona o mercado e como se posicionar nele.

Tal conhecimento pode minimizar os riscos financeiros e fortalecer a atuação, além de ajudar a lançar e impulsionar carreiras. “Pensando nisso, realizaremos três seminários, com profissionais convidados renomados, dando muitas informações sobre direitos autorais, distribuição e promoção de material. Vamos também oferecer atendimento para melhoria de ferramentas, como sites, por exemplo, através de um de nossos programas mais eficazes, o Sebraetec”, pontua.

A programação do Porto Musical se estende com workshops, como o de oficina de Criação e a de Crowdfunging, que vão acontecer no Paço do Frevo e no Teatro Hermilo, ambos no bairro do Recife Antigo. Haverá também shows abertos ao público de Camila Ribeiro, Baile Frevo Roots, Duo Cláudio Rabeca e Gilú Amaral, Zeca do Rolete, Isadora Melo, Renata Rosa, Jr. Black, Mestre Galo Preto, Ifá, Daycase, Amaro Freitas, Mc Ririca, Flavia Coelho, Almério, Barro, Tássia Reis, Eddie, Edgar, Sofia Freire, Bulldozer, Nomade Orquestra, O Quadro, Chico César. Espera-se 10 mil visitantes por dia de show.

PROGRAMAÇÃO – SEBRAE NO PORTO MUSICAL:

RODADA DE NEGÓCIOS

Quinta-feira, 1º de fevereiro:

Paulo André Pires – Festival Abril Pro Rock – PE

Anderson Foca – Festival Do Sol – RN

Marcelo Damaso – Festival Se Rasgum – PA

Edson Natale – Itaú Cultural – SP

Evandro Fióti – LabFantasma – SP

Márcio Caetano – Festival Maloca Dragão – CE

Bono da Costa – Latino América 360 – Espanha

Maurício Bussab – Tratore – SP

Heikki Eiden – Eiden Music Agency – Alemanha

Ricardo Rodrigues – Festival Contato – SP

Jomardo Jomas – Festival Mada – RN

Rafael Bandeira – Festival Ponto.CE – CE

Christine Semba – WOMEX – Alemanha

Eliz Lino – Feira Noise Festival – BA

Claudia Balladelli – Mercury Lounge “Canadian Presenter” – Canadá

Sexta-feira, 02 de fevereiro

Marta Carvalho – Festival Satélite 061 – DF

Antônio Gutierrez – Festival Rec Beat – PE

Alexandre Matias – CCSP – SP

Fernando Viana – SESC – SP

Carol Morena – Festival Radioca – BA

Ana Garcia – Festival Coquetel Molotov – PE

Heloísa Aidar – Pomm_elo – SP

Fabrício Nobre e Daianne Dias – Festival Bananada – GO

Elayne Bione – Festivais Sonora e Contrapedal – PE/Uruguai

Alê Muniz e Luciana Simões – Festival BR 135 – MA

Francis Gay – WDR – Alemanha

Allie Silver – Free Radical Productions – EUA/Argentina

Flavio de Abreu – Scubidu Music – SP

Tomaz Di Cunto – A Buzz Supreme – Itália

Rogério Brito – Festival Bigbands – BA

As rodadas de negócio vão acontecer no Teatro Hermilo, que fica na Rua do Apolo, 121, bairro do Recife Antigo, das 14h às 17h.

SEMINÁRIOS SEBRAE

Direitos Autorais (quinta-feira, 1º de fevereiro)

PALESTRA 1:  Ecad, que bicho é esse?

PALESTRA 2:  Como funciona as Associações de Arrecadação de Direitos Autorais

PALESTRA 3:  Editoras – Como pode funcionar sua própria Editora?

Palestrantes: Cris Olivieri e Associados – SP e Fábio Geovane – UBC

Distribuição (sexta-feira, 02 de fevereiro)

PALESTRA 1: Como funciona o Distribuição Digital. Ganhando independência.

PALESTRA 2:  Como ainda é possível e viável a Distribuição Física?

PALESTRA 2:  Editoras – Como funciona a monetização.

Palestrantes: Helô Aidar e Maurício Bussab

Promoção (sábado, 03 de fevereiro)

PALESTRA 1:  Como promover sua música.

PALESTRA 2:  Como tirar o melhor proveito das curtidas e comentários.

PALESTRA 3:  Como fidelizar o público?

Palestrantes: Felipe Maia (Berlim Digital) e Tássia Reis

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome