Senac promove IX Semana do Meio Ambiente em várias cidades de Pernambuco

Postado em 6 de junho de 2017

553916-Cursos-EaD-SENAC-Amapá-2013-01

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Senac realiza a IX Semana do Meio Ambiente, com o tema Turismo Sustentável: Educar, Incluir, Conservar e Desenvolver. De 5 a 16 de junho, serão realizadas exibição de filmes, gincanas, concurso de fotografia, oficinas, palestras, visitas pedagógicas e feira de orgânicos no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

A programação será aberta ao público. “As ações buscam sensibilizar colaboradores, alunos e a comunidade para a importância do turismo sustentável que, além de prover crescimento econômico, satisfaz as necessidades de todas as gerações”, explica o analista de Educação Profissional do Senac, Ricardo Santos. Uma das ações para os estudantes é o Cine Ambiental, que fará exibição de curtas metragens e debates.

Para fomentar a reciclagem, o Senac juntou-se a TerraCycle para proporcionar o descarte correto de instrumentos de escrita, através da gincana Recicle seus Resíduos. Cada turma deverá coletar lápis, canetas, marca-texto ou outros utensílios que servem para escrever e suas respectivas embalagens para reciclagem. Ao final, a turma que mais arrecadar vai receber um kit com livros da editora Senac.

Concurso – Está em pauta a Exposição Virtual: Recife do Turismo Sustentável. Os alunos do curso de Fotografia do Senac serão desafiados a registrar uma imagem que traduza o tema do evento – Turismo Sustentável: Educar, Incluir, Conservar e Desenvolver. A proposta é fazer da fotografia um elo entre educação, arte, turismo, cultura, meio ambiente e sociedade, na perspectiva holística e interdisciplinar.

Palestras – Como fazer do turismo local um vetor de desenvolvimento. É com esse propósito que serão realizadas palestras sobre Turismo Sustentável. Os palestrantes falarão sobre os entraves que dificultam a consolidação dessa atividade nas áreas com potencialidade, sugerindo alternativas de ações que possam solucionar os problemas de gestão e tornar o turismo viável e sustentável em cada região.

Nas escolas – Além das programações internas, o Senac vai fazer palestras sobre turismo sustentável em algumas escolas do Ensino Médio e faculdades localizadas no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Alfabetização Ecológica para o Turismo Sustentável – Senac nas Escolas é o nome da ação que pretende promover um exercício de cidadania, mobilizando as pessoas.

Visitas – A fabricante de aguardante Pitú, em Vitória de Santo Antão, será um dos pontos visitados. Os alunos conhecerão o empreendimento que fomenta a cultura da região e seus programas socioambientais. Já os colaboradores do Senac farão uma visita técnica a Cachaçaria Sanhaçu, em Chã Grande. Eles irão ver como a cachaçaria trabalha com energia renovável, mantém uma horta orgânica, faz o reflorestamento, reutiliza a água e reaproveita os resíduos.

Orgânicos – Nas unidades da capital pernambucana onde o Senac e o Sesc atuam, a feira de orgânicos já é uma realidade. Toda quarta-feira tem feira de orgânicos na unidade do Sesc em Santo Amaro e nas sextas-feiras acontece na sede do Senac. Os produtos comercializados são cultivados por agricultores da comunidade de Palmeira, filiados à Associação de Produtores Rurais de Palmeira, que reúne 33 agricultores do município de Gloria do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco.



Deixe uma resposta



Mensagem Biblíca
E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino. Exodo:35:25