Senador Fernando Bezerra lamenta falecimento de Guilherme Uchoa com Voto de Pesar ao Plenário do Senado

0

No Plenário do Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) leu Voto de Pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa, nesta terça-feira (3), aos 71 anos.

Veja a íntegra do Voto de Pesar registrado pelo senador Fernando Bezerra:

“Faleceu hoje no Recife, aos 71 anos, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Guilherme Uchoa.

Em seu sexto mandato parlamentar, reeleito presidente da Assembleia Legislativa pelo sexto biênio consecutivo, Guilherme Aristóteles Uchoa Cavalcanti Pessoa de Melo foi governador em exercício por cinco vezes. Seguramente, uma das mais relevantes figuras políticas do estado de Pernambuco.

Natural de Timbaúba, possuía bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e era formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Exerceu a profissão de escrivão de polícia e aposentou-se como juiz de Direito, tendo atuado nas Comarcas de Palmeirinha, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.

Como presidente da Assembleia Legislativa, foi autor e contribuinte de importantes iniciativas responsáveis por modernizar o Parlamento Pernambucano. Cite-se a construção do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar e o anexo ao prédio-sede que abrigam o novo Plenário da Assembleia bem como os gabinetes parlamentares, a Primeira Secretaria e a Presidência, o que deu início à transformação do Palácio Joaquim Nabuco em museu e espaço de atividades culturais.

Também na sua gestão como presidente, Uchoa elencou como prioridade de sua gestão a estruturação da TV Alepe e sua expansão para o interior do estado. Além disso, deu início à reforma do edifício anexo onde funcionam serviços administrativos da Casa. Realizou, entre as diversas ações de valorização dos servidores, concurso público em 2014 para provimento de 100 cargos efetivos.

O parlamentar representou a Assembleia em ações de grande relevo junto à Suprema Corte do país. Entre elas, duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade que obtiveram liminares favoráveis. Uma delas foi contra a redução do número de cadeiras no Parlamento Estadual. A outra questionou o modo de cobrança das taxas dos terrenos de marinha.

O estado de Pernambuco perde uma de suas mais significativas lideranças políticas. Apresento nossos sinceros sentimentos e solidariedade à família de Guilherme Uchoa, um homem de inúmeras qualidades, que tinha compromisso com o seu estado.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome