Tradição, homenagens e animação marcaram a 58ª Festa dos Vaqueiros de Jutaí

0

A valorização da tradição marcou a 58ª Festa dos Vaqueiros de Jutaí, distrito de Lagoa Grande, no sertão pernambucano. Criada para reverenciar, reunir e celebrar o trabalho e a força vaqueiro, símbolo maior da caatinga sertaneja, a festa juntou gerações em torno do bem maior que é manter viva a cada ano, essa celebração.

A programação foi encerrada sábado, 25, e começou com um esporte que atraiu vaqueiros não só de Lagoa Grande, mas de outras regiões e estados, como a Bahia. Mais de 200 vaqueiros disputaram a prova mais esperada da festa: A Pega de Boi da Caatinga, realizada durante todo o dia de ontem. Os destemidos vaqueiros competiram e mostraram habilidade em cima do cavalo.

“Já herdei essa lida do meu pai”, disse Josivan de Amorim, um dos competidores. Na área de realização do Pega de Boi, cerca de 1 Km da sede de Jutaí, não faltaram animação, encontros e boas vendas, como cita a vendedora ambulante, Rita dos Santos.

“Tem que sempre investir na Festa dos Vaqueiros, porque é uma oportunidade pra gente que vem vender nossas coisas”, afirmou.

Á noite, ocorreu o encerramento do evento com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro, secretário de Agricultura Reginaldo Alencar, demais autoridades municipais  e da diretoria da Associação dos Vaqueiros de Jutaí, na pessoa de Joaquim da Rocinha, presidente da entidade.

“É positivo a união do poder público com a associação para juntos fazermos uma festa melhor a cada ano. Vamos agora lutar para a construção do parque aqui com arquibancadas e algumas melhorias”, disse Joaquim. Da parte de Vilmar, a Prefeitura sempre será parceira dessa homenagem.

“Construímos um governo junto com o povo e assim continuaremos. Os investimentos e apoio para tornar a Festa dos Vaqueiros cada vez melhor, continuarão, pois a valorização de nossa cultura é um das prioridades do nosso governo”, declarou o prefeito Vilmar Cappellaro que ficou para os shows dos artistas da noite: Adãozinho de Rajada, Césio Tenório e Carlinhos Caiçara que levaram um grande pública para o palco principal.

ENCONTRO E CAVALGADA

Vilmar fez questão de prestigiar a programação desde o primeiro dia, marcando presença no Encontro dos Vaqueiros, do Pirão do Vaqueiro e na Cavalgada entre o Sítio Cacimba e a sede de Jutaí, eventos que abriram a festa na sexta, 24. Tudo embalado claro, por muito forró.

Os eventos da sexta contaram com a presença do vice-governador, Raul Henry, que disputa mandato de deputado federal este ano. Raul é um dos admiradores da Festa dos Vaqueiros de Jutaí, a mais antiga festa em homenagem aos vaqueiros no sertão pernambucano.

Texto: Cinara Marques – Fotos: Isael Cordeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome