Últimos dias da FLIST e da Feira do Livro do Vale do Pajeú que se encerra sexta (11)

0

papeldeparede_feiradopajeu (1)

Mais um dia e mais uma rodada de atividades nesta quinta (dia 10) na agenda da Festa Literária de Serra Talhada e da Feira do Livro do Vale do Pajeú que entre em contagem regressiva para o seu encerramento nesta sexta (11). Com o tema “Ler no Sertão”, a iniciativa tem trazido na Estação do Forró para o público do Sertão do Pajeú uma programação diversificada, com foco na integração com literatura, cultura e entretenimento. Promovido pela Ideação e Cia. de Eventos, com incentivos do Funcultura, mantém em destaque, a partir das 9h, shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas e contação de histórias, e na parte da tarde as ações continuam com esta mesma proposta a partir das 15h, contudo, ainda será complementada com apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas e exibição dos curtas “Bicho de Sete Letras” e “Infinito de nós 2”.

Muitas novidades serão apresentadas na Plataforma de Lançamento a partir das 18h30 com o projeto de Adeilson Pinheiro Sedrins: “Conectando saberes da escola: escola, literatura, educação e ensino de línguas: reflexões,relatos e propostas de atividades”. Às 19h será a vez da apresentação do livro “In Vivo” de Sabrinna Alento Mourão; às 19h30, “Canta Dores” de Isabelly Moreira; 20h, “Noite em Clara – Um Romance (e uma mulher) em fragmentos” de Sidney Niceas; e 20h30, “Aspectos descritivos e sócio-históricos da língua falada em Pernambuco” de Adeilson Pinheiro Sedrins e Edmilson José de Sá (org). “‘Noite em Clara – um Romance (e uma Mulher) em Fragmentos’ é fruto de alguns experimentos técnicos narrativos, saindo por uma editora grande e que apostou na proposta, a Scortecci. Há um lirismo evidente na prosa e uma linguagem que transcende a escrita na obra, com ritmo e ilustrações que aprofundam o texto, isso sem falar nos temas abordados, que vão da violência sexual aos distúrbios psicológicos e emocionais desse pandemônio que é o mundo moderno”, comenta o escritor, poeta e produtor cultural.

À noite os visitantes podem também conferir a leitura dramática “Delírios de Criação e Loucura”, às 19h, que resgata personagens femininas da obra de Raimundo Carrero numa construção exclusiva das atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes; e às 20h a atriz Daniela Câmara fará a performance poética “Mulheres de sol e sangue” que, acompanhada do músico Fabio Curio, dá voz ao trabalho de diversas poetas pernambucanas. “Este trabalho se trata das poesias de poetas mulheres pernambucanas. É um trabalho de performance poética em monólogo, que foi concebida para a Feira de Serra Talhada. Iremos eu e um percussionista, que vai fazer a ambiência sonora da apresentação, e iremos trazer a produção dessas poetisas pernambucanas que tiveram ou têm uma vida de luta e externam seus sentimentos e vivências através de sua escrita”, destaca Câmara. E a noite se encerra com a apresentação do jovem poeta, compositor e cantor serratalhadense Henrique Brandão, às 21h, que tem ecoado a tradição oral do Sertão do Pajeú pelo Nordeste.

A agenda da Flist e da Feira do Livro do Vale do Pajeú se encerra na sexta (11) começa com às 9h com a programação matutina dos outros três dias e, às 14h, o Grupo de Xaxado Zabelê faz uma bela apresentação abrindo as atividades do horário para o público. O período também reserva oportunidade de expansão de aprendizado com o workshop “Criatividade e Escrita” com Sidney Niceas, também às 14h, assim como uma boa discussão do “Mulherio das letras de Pernambuco”, que promoverá uma roda de bate papo com as editoras Patrícia Vasconcellos da Caleidoscópio, Aninha Ferraz da Coqueiro e Deborah Echeverria da Cubzac. O protagonismo das mulheres ainda é foco do recital e bate papo “A mulher no atual cenário poético do Pajeú”, às 20h, com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias.

E à noite será movimentada com a conferência com o tema “De literatura e a nossa identidade sertaneja”, às 18h30, com o escritor e pesquisador Adriano Marcena, autor do Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana, enfocando um pouco do seu conhecimento sobre o assunto. E às 19h30 o jornalista Francisco José engrossa as atividades com a apresentação e bate-papo do seu livro “40 anos no Ar” que traça sua jornada como repórter pelos cinco continentes, trazendo os melhores momentos das coberturas jornalísticas pelo Brasil e pelo mundo, assim como aqueles momentos tensos de sua trajetória como a cobertura da Guerra das Malvinas e o conflito militar entre Argentina e Reino Unido, ocorrido entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, quando foi um dos poucos jornalistas estrangeiros infiltrados no campo de batalha. Mas a noite ainda contará com diversos shows e apresentações como o “Humor na Feira” com o poeta Eugênio Gerônimo e “Simplesmente” da cantora e poetisa Leda Dias, que contará com participação especial de encerramento com Truvinca.

SERVIÇO

Feira do Livro do Vale do Pajeú | Festa Literária de Serra Talhada

Quando: Desta terça, dia 08 de agosto, até sexta (dia 11)

Onde: Estação do Forró e Vila Ferroviária de Serra Talhada (por trás do museu do cangaço)

Horário: 9h às 11h e das 15h às 21h

PROGRAMAÇÃO – QUINTA (10) E QUINTA (11)

DIA 10 – QUINTA FEIRA

CIRCO

09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.

15h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas.

20h – Mulheres de sol e sangue – Performance poética com a atriz Daniela Câmara.

21h – Henrique Brandão

CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO

15 h – Bicho de Sete Letras.

Infinito de nós 2.

LANÇAMENTOS DE LIVROS

18h30 – Lançamento do livro CONECTANDO SABERES DA ESCOLA: ESCOLA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES,RELATOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES, de Adeilson Pinheiro Sedrins.

19h – Lançamento do livro IN VIVO, de Sabrinna Alento Mourão.

19h30 – Lançamento do livro CANTA DORES, de Isabelly Moreira.

20h – Lançamento do livro NOITE EM CLARA – UM ROMANCE (e uma mulher) EM FRAGMENTOS, de Sidney Niceas.

20h30 – Lançamento do livro ASPECTOS DESCRITIVOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA LÍNGUA FALADA EM PERNAMBUCO, de Adeilson Pinheiro Sedrins  e Edmilson José de Sá ( Org).

SALA DAS PROSAS I

19h – Delírios de Criação e Loucura – Uma leitura dramática da obra de Raimundo Carrero com as atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes.

OUTRAS ATIVIDADES

ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.

ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

DIA 11 – SEXTA FEIRA

CIRCO

09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e  brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.

15h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e  brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê.

20h – A mulher no atual cenário poético do Pajeú – Recital e bate papo com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias. Mediação de Izabelly Moreira.

21h – Humor na Feira com Eugênio Gerônimo.

22h – Apresentação do show Simplesmente com a cantora e poetisa Leda Dias.

Participação especial de Encerramento com Truvinca.

CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO

15h – A Nona Cidade.

Lampião e o Fogo da Serra Grande

LANÇAMENTOS DE LIVROS

19h – Lançamento do livro o GOGO DE OURO, de José Amaurílio de Sousa

SALA DAS PROSAS I

10h – Movimento Respeitem os 8 Baixos – Roda de conversa com Anselmo Alves (Produtor cultural) e Truvinca (Mestre de sanfona de 8 baixos) e mediação da pesquisadora Lêda Dias. ( Museu do Cangaço)

14h – Mulherio das letras de Pernambuco – Uma roda de bate papo com Patrícia Vasconcellos (Edta Caleidoscópio), Aninha Ferraz ( Edta Coqueiro) e Débora Echeverria ( Edta Cubzac)

14h – Workshop de Criatividade e Escrita com o Escritor Sidney Niceas.

18h30 – De literatura e a nossa identidade sertaneja – Conferência do escritor Adriano Marcena.

19h30 – 40 anos no ar – Francisco José apresenta o seu livro e conversa sobre a jornada de um repórter pelos cinco continentes.

OUTRAS ATIVIDADES

ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.

ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome