UniFG é pioneira na implantação de atendimento simulado no curso de Psicologia

0

thumbnail_UniFG

Avaliação diferenciada aproxima estudantes da realidade do ambiente de trabalho

Muito utilizada nos cursos de medicina e enfermagem, a avaliação OSCE consiste na elaboração de situações de atendimento simuladas para qualificar os estudantes. O termo significa Objective Structured Clinical Examination ou exame clínico objetivo estruturado, e por meio dele os estudantes interagem com atores simulando situações reais do dia a dia do trabalho.

Em Pernambuco, o Centro Universitário dos Guararapes (UniFG) foi pioneiro na implantação da avaliação OSCE no curso de Psicologia. Realizada anualmente desde 2015, a próxima acontecerá, neste sábado (18), no campus Piedade da instituição. A operação vai envolver cerca de 120 alunos e quase 100 profissionais durante as sete horas em que o teste será aplicado. “Nós vamos avaliar aluno por aluno, e cada um deles vai passar por quatro situações diferentes de atendimento”, afirma Manoela Malta, coordenadora do curso de Psicologia da UniFG.

Entre as situações analisadas, estão simulações de consultas com casos de tentativa de suicídio e vítimas de abuso sexual. Todos os pacientes são interpretados por atores profissionais. Para a coordenadora do curso, a avaliação OSCE é importante para que os alunos tenham uma experiência mais próxima do que eles vão encontrar no ambiente de trabalho. “A grande maioria dos cursos de Psicologia ainda é muito teórico e isso se reflete na maneira como os alunos são avaliados. Estamos criando uma mudança nessa perspectiva.”

Após as avaliações, os resultados são analisados pelo corpo docente do curso, que verifica quais foram os pontos fortes e fracos das performances dos alunos para, em seguida, abordá-los em sala de aula. A iniciativa vem apresentado resultados positivos e já começou a ser implementada em outras instituições da Rede Laureate Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome