Uso correto de jaleco garante segurança ao profissional e paciente

0

Proliferação de bactérias, germes, vírus e fungos é um dos perigos do mau uso

Apesar de parecer normal, o uso do jaleco fora dos hospitais e unidades de saúde representa perigo à saúde da população. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) normatiza o uso apenas no ambiente de trabalho, a regra visa reduzir os riscos de contaminação e proliferação de bactérias, germes, vírus e fungos.

A professora da UNINASSAU Petrolina e doutora em Genética, Amanda Souza, destaca que “o jaleco é considerado um equipamento de proteção individual (EPI) e sua função é fornecer uma barreira de proteção e reduzir a transmissão de micro-organismos. É importante o profissional e o estudante estarem cientes dessa responsabilidade”, afirmou.  

Uma das ferramentas para sensibilização dos estudantes é a realização da Cerimônia do Jaleco, evento que orienta sobre o uso correto do instrumento. “Toda Instituição de Ensino tem o papel norteador em relação à profissão e mercado de trabalho. É preciso profissionais éticos e propagadores de atitudes responsáveis”, frisou a gestora da Faculdade UNINASSAU, Professora Anna Cristina.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o uso correto dessa vestimenta, é necessário: uso somente nas áreas de trabalho, os jalecos nunca devem ser colocados no armário onde são guardados objetos pessoais e devem ser descontaminados antes de serem lavados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome