V GERES: Agreste Meridional debate Saúde Mental

0

Aconteceu ontem (05), em Garanhuns, o V Seminário Regional em Saúde Mental, realizado pela V Gerência Regional de Saúde, no auditório da FUNASA. Mais de 70 profissionais de saúde dos 21 municípios de atuação da V GERES, participaram do evento, que contou com palestras, debates e apresentações de situações envolvendo a realidade dos pacientes de saúde mental da região. O seminário este ano teve a temática: “A loucura nossa de cada dia”.

Pela manhã, os debates tiveram como foco as concepções de crise em saúde mental e as múltiplas formas de cuidado. No início, o seminário contou com a intervenção do “Coletivo Delírios”, que envolveu os participantes em uma dinâmica na qual todos foram vendados e passaram por situações manicomiais. Em um outro momento, os debates se concentraram nas experiências de instituições que desenvolvem trabalhos reconhecidos, a exemplo de Geane Melo (CAPS Flores), Carlos Eduardo (Atenção Básica) e Jéssica Borges (Hospital Regional Dom Moura). No horário da tarde, coube a Rita Accioly, da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, construir um debate sobre álcool e outras drogas, sob uma perspectiva antiproibicionista, diante da conjuntura atual e das políticas públicas que se mostram para a Saúde Mental.

A gestora regional de Saúde, Catarina Tenório, participou da abertura do seminário, que contou com a presença de profissionais de toda a Rede Caps (Centro de Apoio Psicossocial), SAMU, Atenção Básica, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Residentes de Saúde Mental da Universidade de Pernambuco e do Hospital Regional Dom Moura, Mãe Coruja, estudantes de Medicina da UPE Campus Garanhuns. A coordenação foi de Janaína Ramos, da Atenção à Saúde, da V GERES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome