18 anos depois da construção os drenos da Ilha de assunção em Cabrobó passam por limpeza pela primeira vez

1

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Os drenos das terras indígenas na ilha de assunção, município de Cabrobó-PE, foram construídos em 1996, de lá para cá nunca foi realizado nenhum tipo de limpeza nos canais nem nos bueiros. Outra preocupação da comunidade indígena Truká, diz respeito à conclusão dos drenos, uma vez que a construção dos canais e bueiros para drenagem de toda a área produtiva das terras indígenas foi interrompido no mesmo ano.

A recuperação da capacidade produtiva da ilha de assunção em Cabrobó-PE, tem sido uma luta constante do Cacique e Vereador Neguinho Truká. O líder indígena tem buscado através das lideranças políticas, a realização do que já é um antigo sonho dos produtores de Cabrobó. Por isso, não tem medido esforços no sentido de conseguir o pleito para o seu povo e todo o município.

A recuperação e conclusão dos drenos das terras indígenas na ilha de assunção em Cabrobó são importantes, principalmente por que devolve a ilha sua potencialidade na produção agrícola da região. Por essa razão, o vereador Neguinho Truká  tem tido intensas reuniões com lideranças políticas e com diretores de diferentes órgãos de governos, tudo para conseguir que um antigo sonho dos cabroboenses fosse possível.  Por fim, Neguinho Truká, encontrou no deputado Raimundo Pimentel um parceiro que se identifica com as causas do seu povo e do município de Cabrobó, uma ação direta do parlamentar uma maquina retro-escavadeira já está em  ação fazendo a limpeza e recuperação dos drenos das terras da ilha de assunção.

1 COMENTÁRIO

  1. Este trabalho de limpeza dos drenos é chamado de desassoreamento.
    O correto seria realiza-lo após um estudo de topografia para identificar o volume de terra que obstruiu os drenos. Isto deveria ser através da Codevasf, a qual possui os projetos de implantação dos mesmos e assim após limpeza, voltaria a cota original do projeto.
    Uma pena que existi pessoas que não dão o valor devido a importância que é manter limpo estes drenos para a desalinização do solo e conseguentemente melhorar a fertilidade..

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome