Informe técnico com Robson Mororó: Outras Alternativas para o Lixo ser Luxo

0

Informe Técnico com Robson Mororó

Vidro – é um material não poroso que resiste a uma temperatura de 150ºC sem perder suas propriedades físicas e químicas. Isso permite ser reutilizado por várias vezes, pois lhe confere a possibilidade de ser lavado e esterilizado com alto grau de segurança. O vidro é 100% reciclável. Para cada tonelada de cacos de vidros limpos reciclados, 1,2 toneladas de matéria prima deixam de ser gasta, diminuindo a degradação do meio ambiente devido a redução de matéria prima virgem necessária. A introdução dos cacos também reduz os custos de produção. Para cada 10% de vidro reciclado, 2,5% de energia é economizada nos fornos industriais. Os cacos de vidro podem ser utilizados também para a confecção de materiais abrasivos, matéria prima para cerâmica, fabricação de lã de vidro, tijolos de vidro etc.

Papel – é uma fibra celulósica que provém da madeira. São fibras vegetais que após utilização podem ser desfeitas e refeitas, mediante processos de reciclagem. Tipos de papeis que servem para reciclagem: Jornais, revistas, cadernos, envelopes, caixas, aparas de papel etc.

Não recicláveis: Papéis metalizados, papéis sanitários, papéis plastificados, etiquetas adesivas, papeis sujos.

Para cada 1 tonelada de pasta celulósica reciclada são poupadas 54 árvores de pinus ou 34 árvores de eucalipto.

Lâmpadas de mercúrio – As lâmpadas que emitem gases, como as lâmpadas de vapor de mercúrio, de vapor de sódio, de luz mista e as lâmpadas fluorescentes (mais conhecida como luz “fria”) contém substâncias nocivas ao meio ambiente, como metais pesados, onde se sobressai o mercúrio metálico.

Enquanto estão inteiras, as lâmpadas não oferecem riscos, mas quando quebradas liberam o mercúrio na atmosfera, podendo causar problemas na saúde dos seres humanos (quando ingerido ou inalado, o mercúrio ataca o sistema nervoso, podendo causar de lesões leves até a vida vegetativa ou a morte). O mercúrio, liberado pelas lâmpadas fluorescentes podem causar graves problemas ambientais, contaminando o solo e a água.

Nosso conselho é: no ambiente doméstico deve ser tomado todo o cuidado para que a lâmpada não se quebre e, se isso ocorrer, evitar respirar próximo à lâmpada. Se possível, guarde as caixas de papelão da embalagem para recolocá-las de volta, no momento do descarte.

Pilhas e baterias – Atualmente existem poucos locais que realmente enviam as pilhas para reciclagem, precisamos tomar muito cuidado, pois somente a presença de um coletor ou lixeira especial não quer dizer que as pilhas estejam sendo recicladas.

A reciclagem das pilhas (ao contrário dos outros materiais) é cara e não tem retorno financeiro, por isso são poucas as empresas que pagam por esse serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome