4ª Feira de Peixe de Cabrobó e região dia 27 de Março de 2013

0

APRESENTAÇÃO

A piscicultura é uma atividade praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já a cultivavam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo há 4.000 anos

No Brasil, a maior parte das atividades relacionadas ocorre em propriedades rurais comuns, na grande maioria, em fazendas dotadas de açudes ou represas. É uma atividade importante e viável economicamente como atividade produtiva e adquiriu caráter técnico/empresarial moderno nos últimos anos da década de 70 e registrou, durante os anos de 80, considerável aperfeiçoamento, proporcionando melhoria socioeconômica nas regiões em que foi implantada.

Em Cabrobó, a atividade iniciou em 1997 através do produtor Eronildo Dionízio, conhecido por “Du Peixe”, após este ter participado de um curso realizado pelo SENAR. No ano de 2010, com mais três produtores, ele realizou a 1ª Feira de Peixe Vivo de Cabrobó. No ano seguinte, na 2ª Feira, contaram com a participação de dez produtores locais realizando comercialização bastante satisfatória do pescado. Já na 3ª edição, com o apoio da Prefeitura Municipal, e mais doze produtores, a Feira consolidou seu papel como ferramenta chave no desenvolvimento da atividade piscicultura familiar no nosso município, pois funcionou como mercado de escoamento da produção pesqueira da cidade. e, ao mesmo tempo, cumpriu com seu papel social, proporcionando à população mais carente o acesso ao peixe, produto tão requisitado na semana santa, período da realização do evento. Vale ressaltar que os produtores sentiram a necessidade do associativismo e então eles se uniram e fundaram a Associação dos Piscicultores de Cabrobó – APIC.

Nesta edição, a 4ª, o evento contará com a participação de vinte produtores e está programada a comercialização de doze toneladas de pescado atingindo, assim, o ápice da produção local atual.

DESCRIÇÃO

A 4ª Feira de Peixe acontecerá no dia 27 de Março de 2013, no Pátio da Feira ao lado do Mercado Público, no horário das 08:00h às 18:00h e será realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e pela APIC com o apoio do SEBRAE.

Serão vendidas três espécies de peixe: a tilápia, o tambaqui e a Curimatá. Estes peixes serão comercializados vivos, sendo mantidos em tanques, sob inspeção equipe de Vigilância Sanitária do município.

O Evento contará com a participação de 20 (vinte) produtores de modo que cada um terá seu box de comercialização contendo 01 (um) tanque para exposição do peixe e 01 (uma) balança para pesar o produto escolhido pelo consumidor.

Após escolhidos e pesados, os peixes serão disponibilizados em balcões para limpeza e corte do mesmo, de acordo com o gosto do consumidor.

Todo valor arrecadado com a venda do pescado será destinado integralmente ao produtor que estará isento de taxas de participação, entre outros.

A feira contará também com estandes de negócios do SEBRAE e cursos para os consumidores e a participação de empresas ligadas ao ramo da pesca, onde farão exposição de produtos, abrindo assim oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome