Assembleia Legislativa de Pernambuco, Resumo do Plenário: privatização da Chesf continua a preocupar parlamentares

0

Resumo do Plenario Alepe

A possível privatização da Eletrobras voltou a ser tema de pronunciamentos no Plenário da Alepe. Na reunião dessa quarta, o deputado Lucas Ramos, do PSB, se disse preocupado com o futuro da Chesf, que é administrada pela estatal. O deputado afirmou que o Poder Legislativo precisa encabeçar a luta contra a venda da Companhia. “Querem usar a nossa Chesf para diminuir a conta da incompetência. Nós iremos articular junto a outras lideranças, os deputados federais, senadores da República, os ministros representantes do estado de Pernambuco que compõem o governo Temer, para que abram os olhos.”

Em aparte, Teresa Leitão, do PT, defendeu que a Alepe se posicione de maneira incisiva, como fez com a possibilidade de saída da Hemobrás do estado. Odacy Amorim, do PT, leu uma nota oficial da ex-presidente Dilma Rousseff, contrária à privatização. Para o petista, vender a Eletrobras vai provocar aumento na conta de luz. No dia quatro de setembro, a Alepe vai realizar uma audiência pública para debater o tema.

A ideia de alguns deputados estaduais de municipalizar o Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste Meridional, foi criticada por Terezinha Nunes, do PSDB. Para a parlamentar, o atraso no anúncio da grade de programação não é argumento para dispensar o apoio estadual. Ela ainda avaliou que em tempos de crise, municipalizar o FIG pode comprometer os investimentos da prefeitura em outras áreas.

O fechamento da agência do Banco do Brasil em Barreiros, na Mata Sul, foi criticado por Antônio Moraes, do PSDB. Segundo o deputado, depois que de um assalto, em 2015, o banco não reativou os serviços para população. “Isso é uma vergonha, uma cidade do porte, do tamanho e da importância de Barreiros, no litoral sul de Pernambuco, que tem trazido um prejuízo enorme para o comércio local, uma dificuldade muito grande para os aposentados e para os funcionários públicos.” Moraes ainda defendeu o encerramento da parceria da prefeitura com a instituição, caso o banco não volte a operar na cidade.

Socorro Pimentel, do PSL, repercutiu audiência pública sobre a assistência e a valorização do Cuidador com Laços Afetivos. Para Pimentel, o cuidado prestado a familiares necessitados é feito de forma solitária e com dedicação exclusiva. Teresa Leitão, do PT, Bispo Ossesio Silva, do PRB, Terezinha Nunes, do PSDB e Zé Maurício, do PP, parabenizaram a parlamentar por promover a discussão do tema.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome