Baixada Santista tem 46 pessoas desaparecidas e doze mortos; Corpo de Bombeiros atua no Morro do Macaco

0

TRAGÉDIA – Os números não param de subir. A Baixada Santista já contabiliza doze mortos e quarenta e seis desaparecidos, nos seguintes municípios: Guarujá (11 óbitos e 32 desaparecidos), Santos (1 óbito e 11 desaparecidos) e São Vicente (3 desaparecidos).

O número preliminar de desabrigados é de duzentos (200), no Guarujá. Já foram disponibilizadas 4,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável) ao município de Santos (única solicitação até o momento).

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades. Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

Com isso, a prefeitura de Guarujá decretou estado de emergência. Pelo menos duzentas pessoas estão desabrigadas no município. Na manhã desta terça, o prefeito Valter Suman (PSB) sobrevoou as áreas mais atingidas junto com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Walter Niakas Júnior.

Em entrevista à Rádio Eldorado , o coronel Endel Ricardo Pereira, diretor de operações da Defesa Civil estadual, confirmou que entre as vítimas estão dois agentes do Corpo de Bombeiros. Eles participavam de uma operação de resgate no Morro do Macaco Molhado e foram atingidos por um novo deslizamento, que deixou um deles morto, enquanto o outro continua soterrado.

Também há duas vítimas fatais em São Vicente e uma em Santos. O órgão ainda atenta para o risco de raios nessas três cidades e recomenda que a população busque abrigo pelo menos até 13h desta terça.

Em Santos, a prefeitura decretou estado de atenção. A vítima, uma mulher de 30 anos, morreu soterrada em um deslizamento no Morro do Tetéu. O Corpo de Bombeiros resgatou uma criança atingida por deslizamento no Morro do Fontana. Ela foi levada para a Santa Casa da cidade e continuava internada em estado estável.

Em Santos, os deslizamentos atingiram ainda os morros Santa Maria, São Bento, Vila Progresso e Monte Serrat – muitos moradores abandonaram as casas. A prefeitura distribuiu lonas plásticas para moradores de imóveis afetados. A Secretaria de Educação suspendeu as aulas em unidades de ensino devido às dificuldades de acesso. A escola Terezinha de Jesus Pimentel, no Morro de São Bento, está funcionando como ponto de acolhida para os desabrigados.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades. Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

Pelo menos dois bombeiros que faziam o resgate de vítimas de um deslizamento em Guarujá, no Morro da Enseada, também morreram. As vítimas deste resgate, uma mãe e seu bebê, não resistiram e morreram. Outra morte é do morro da Enseada, no Guarujá. Há outras vítimas soterradas. Em São Vicente três pessoas morreram por causa dos alagamentos. As vítimas estavam descendo as escadarias do Morro dos Barbosas, são um casal de idosos e um outro homem, na Vila Valença. Somente nesta madrugada choveu 208 milímetros, quase toda a média histórica do mês março, que é conhecido pelas “águas de março”.

Foram registrados ao menos quatro quedas de barreiras ao longo da Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, em dois pontos da SP 055 (Rio-Santos) e outros dois da SP 061 (Guarujá-Bertioga), de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O VLT da Baixada Santista também amanheceu paralisado na manhã desta terça-feira, 3, após deslizamento de terra próximo ao túnel que faz a ligação entre Santos e São Vicente.

Santa Portal

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome