BR 101

0


Presidente da comissão inspeciona obras de combate a seca no Nordeste

 

Paulo Pimenta (PT) visita a transposição do Rio São Francisco e discute gestão de recursos hídricos na região…
O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), inspeciona obras de infraestrutura hídrica, aeroportuária e rodoviária que estão executadas pelo Exército Brasileiro (EB) no Nordeste. A diligência, que está sendo articulada pelo Comando do EB, também analisa e discute com lideranças locais os investimentos federais aplicados na região com objetivo de amenizar os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 30 anos.
Conforme cronograma, Paulo Pimenta visita a transposição do Rio São Francisco nos municípios de Paulo Afonso (BA) e Floresta (PE). O parlamentar ainda debate experiências de gestão de recursos hídricos, que estão sendo desenvolvidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
No segundo dia de inspeção, Pimenta vai até o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), que disponibilizará duas pistas de pousos e decolagens, medindo 3.000x60m, o que possibilita a operação das grandes aeronaves de passageiros e cargas. A terceira etapa da diligência será dedicada ao acompanhamento das ações de infraestrutura rodoviária. Serão inspecionados os lotes “5” (Paraíba) e “6” (Pernambuco) das obras de duplicação e restauração da BR 101, que estão sob responsabilidade do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) do Exército.  
Paulo Pimenta ressalta que uma das atribuições do presidente da CMO é fiscalizar de forma permanente os projetos, as políticas públicas e os investimentos do Governo Federal em todo país. “Diante do cenário preocupante de escassez de chuvas que vive o Nordeste brasileiro, queremos conhecer as iniciativas que estão sendo executadas na região e debater novos projetos. Além disso, a experiência também servirá de base para desenvolvermos ações preventivas em outras regiões do país para o enfrentamento de períodos de estiagens, que estão cada vez mais freqüentes”, comentou Pimenta.  
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até janeiro de 2013, no Norte e Nordeste, a probabilidade de ocorrência de chuvas está abaixo do normal (40%). Na sexta-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff e governadores da região debatem a situação em reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome