Cepe Editora lança hoje (23) biografia política de Inocêncio Oliveira

0

Ex-deputado federal por Pernambuco por dez mandatos consecutivos, influente político do campo da direita que ocupou posições estratégicas, como as presidências da Câmara dos Deputados e da República, Inocêncio Oliveira terá sua biografia lançada hoje, dia 23 de maio, às 16h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O livro Inocêncio Oliveira – do Pajeú à Presidência da República, editado pela Cepe, foi escrito pelo jornalista José Adalbertovsky Ribeiro e será apresentado em evento aberto ao público proposto pelo deputado estadual Rogério Leão, no átrio de exposições do Edifício Nilo Coelho.

Com 248 páginas, o livro aborda em texto e imagens a trajetória de Inocêncio Oliveira, hoje com 83 anos de idade, pontuando a infância em Serra Talhada, a atuação como médico, a entrada na política partidária à decisão de abandonar a vida pública, aos 76 anos, depois de quatro décadas de militância. É resultado de uma pesquisa de quase um ano feita pelo autor e que teve como fontes entrevistas com o biografado, com figuras do mundo político, acervo de jornais e do Congresso Nacional.

José Adalbertovsky Ribeiro também se valeu da bagagem adquirida ao longo de 16 anos em que atuou como jornalista e colunista político do Diario de Pernambuco e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. “O enfoque do livro é a presença marcante de Inocêncio Oliveira na cena política de Pernambuco, em termos administrativos e políticos, e sua ascensão no Congresso Nacional. Minha pesquisa abordou as raízes udenistas de sua família, nos anos 1930 e 1940; os mandatos parlamentares a partir de 1975, o exercício interino na Presidência da República, os cargos na Mesa Diretora e sua projeção nos cenários nacional e regional”, assegura.

A biografia conta com prefácio do jornalista Vandeck Santiago, autor de Pernambuco em chamas: a intervenção dos Estados Unidos e o Golpe de 1964 (Cepe Editora, 2017), que posiciona a importância da obra. “Para quem deseja conhecer a política brasileira, este livro […] é leitura repleta de informações. Político que fez carreira com origem na Arena e depois, principalmente, no PDS e PFL, Inocêncio circulou sem problemas também com os governos pós-redemocratização, como os de Fernando Henrique e Lula. Em 1998, foi convidado por FHC para ser o líder do seu governo na Câmara, o que acabou não se concretizando. Inocêncio, na época, era líder do PFL na Casa, partido que contava com 112 deputados. Antes desse período, Inocêncio apoiou a anistia (1979) e as Diretas-Já (1984)”, destaca. Depoimentos de políticos, personalidades empresariais e da área médica complementam o projeto editorial.

A solenidade na Assembleia Legislativa, que reunirá familiares e políticos de diversas legendas, terá mesa composta pelo autor, José Adalbertovsky Ribeiro; a filha de Inocêncio Oliveira, Shirley Oliveira; o deputado estadual Rogério Leão; o deputado federal Sebastião Oliveira; o ex-deputado José Marcos de Lima, o presidente da Cepe, Ricardo Leitão; a prefeita de Santa Cruz da Venerada, Eliane Soares e o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre.

Serviço:
Lançamento de Inocêncio Oliveira – do Pajeú à Presidência da República
Dia: 23.05, segunda-feira
Hora: 16h
Local: Átrio de exposições do Edifício Senador Nilo Coelho da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Preço do livro: R$ 60,00 (impresso) e R$ 24,00 (E-book)

Assessoria de Imprensa da Cepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome