Clima tenso na Câmara de Vereadores de Orocó

0
Mesa Diretora
Com o plenário tomado por representantes dos sem-terra, professores, sindicalistas e outros seguimentos da sociedade, a Câmara de Vereadores de Orocó realizou, nesta quinta-feira, uma sessão com clima de campanha eleitoral.
O Vereador Galêgo de Abílio falou das responsabilidades de todos os homens públicos em repassar e fazer com que todas as ações cheguem ao pleno conhecimento da sociedade. Aproveitando o momento, citou o portal da transparência dos entes públicos, como um instrumento a serviço da democracia. Ainda na tribuna, fez questão de ressaltar a visita do Deputado Rodrigo Novaes, recentemente aquele município. Também falou sobre a importância de todos, independente de partidos, unirem forças com o intuito de sensibilizar o Governador Eduardo Campos para que seja construído um novo hospital, uma vez, que o atual não atende às necessidades da população.
O Vereador Junior Biones, líder do governo na Câmara, fez um balanço das ações implementadas na atual administração. Segundo o líder, há mais acertos do que erros, afirmando que “o saldo, portanto, é positivo, ao contrário da gestão anterior”, colocando em dúvidas a lisura dos atos praticados no governo passado. Junior Biones chegou a mencionar uma possível moção de repúdio ao deputado Rodrigo Novaes, por este ter usado a tribuna da Assembléia Legislativa do Estado e tratado de assuntos de competência exclusiva da municipalidade orocoense, quando este tratava da merenda escolar.
Galeria
O vereador Jorge de Neuzinho fez acusações ao líder do movimento dos sem-terra, pondo em dúvida a utilização dos recursos repassados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pelo programa Alimentação Familiar. O acusado, usando a tribuna, prestou contas das ações desenvolvidas pelo programa, demonstrando que os recursos foram aplicados corretamente.
O momento mais esperado por todos era o pronunciamento da Secretária Municipal de Educação, a Srª. Maria Aparecida da Silva. Esta fez um balanço das conquistas de sua pasta. Tratou de temas que tinham sido objetos de reclamações em reuniões anteriores. Primeiro, o PCC (plano de cargos e carreira). A secretaria disse que já se encontra na casa um Projeto de Lei oriundo do Executivo para ser votado, e afirmou que logo será implementado. Em seguida, tratando sobre a Merenda Escolar, os Vereadores de oposição cobravam sistematicamente uma explicação sobre o porque da falta de merenda nas escolas. A secretária não deu uma solução definitiva sobre o caso, porém prometeu que ainda este ano tudo vai estar normalizado.
Por último, o tema mais aguardado pelos profissionais do magistério era a posição da administração municipal quanto ao aumento concedido aos professores sem prever retroatividade, contrariando o que dispõe a Lei do Piso Nacional do Professor. A Secretária informou a todos, que, ontem mesmo, foi enviando o Projeto de Lei nº 19/2011 que atende a reivindicação da classe, com efeitos financeiros retroativas à janeiro de 2011.
Ver: Galego de Abílio
A referida proposição foi enviada em caráter de urgência, urgentíssima. Diante disto, o Vereador Galego de Abílio solicitou ao Presidente que a matéria fosse apreciada na mesma sessão, dispensando quaisquer formalidades. Com a concordância dos demais integrantes da casa, Igor Crateú, presidente, colocou o Projeto em votação, sendo este aprovado por unanimidade. Com isto os profissionais do magistério vão contar com um reforço financeiro já agora no inicio do mês de dezembro. As reposições salariais serão pagas integralmente, retroativas de 1º de janeiro à 31 de junho deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome