Coluna do Blog desta quinta-feira: “Olho Rápido na política do Sertão”

0

Passado o resultado das eleições de outubro, as lideranças políticas de muitos municípios já estão com os pensamentos voltados para 2020. O ano de sucessão municipal, prefeitos da maioria dos municípios estão no primeiro mandato. Muitos já trabalham com a idéia de reeleição, outros anteciparam que não pretendem permanecer na política. Enquanto que para alguns o desgaste acumulado na gestão poderá forçar uma saída da política, em alguns municípios a situação só não é mais complicada para o gestor devido à falta de uma oposição unida.

Salgueiro: O prefeito Clebel Cordeiro, não esconde de ninguém a decisão de sair da política. Resta saber quem vai ser o escolhido do gestor para ser seu candidato, o nome mais cotado é o do ex-candidato a deputado estadual, Fabinho Lisandro Barros. Já a oposição em Salgueiro trabalha com vários nomes, inclusive dos ex-prefeitos, Marconi Liborio e de Creusa Pereira.

Parnamirim: A insatisfação da população com atual administração pode ser o principal obstáculo do prefeito Tacio Pontes na tentativa de reeleição, com isso a oposição já deu inicio as articulações em busca de um nome para enfrentar o atual gestor. Pelo que se comenta nos bastidores da política de Parnamirim, a oposição pode apresentar um nome novo na política e ainda contar com apoio de integrantes da atual administração.

Terra Nova: Provavelmente a atual prefeita Aline Freire não sairá candidata a reeleição, com isso o grupo do governo trabalha com a possível candidatura do medico Dr. Esdras Mororó. Já a oposição muito bem articulada e hoje é maioria na câmara, tem pelo menos três nomes fortíssimos para enfrentar a situação. Um deles é da cabeleireira Naiara, a jovem foi candidata na eleição passada. Os oposicionistas ainda contam com dois dissidentes do grupo governista, o presidente eleito da câmara, Bado e o vereador mais votado em 2016, Duila do Lazão.

Belém do São Francisco: O desgaste político do atual prefeito, Professor Licinio é tão grande, que aliados já pensam em outro nome dentro do grupo. Já é consenso no grupo que o gestor municipal de Belém do São Francisco, não tem nenhuma possibilidade de sair às ruas e pedir votos para uma possível reeleição. Na oposição o nome mais mencionado pelas lideranças é o do empresário Gilmar Freire, o mesmo mostrou habilidade política e capacidade de articulação com seus candidatos nas eleições deste ano.

Cabrobó: Em entrevista no Programa Conexão Verdade da Radio Web Didi Galvão, o prefeito Marcilio Cavalcanti afirmou que não pretende sair candidato a reeleição. No entanto, o gestor municipal disse que vai apresentar um nome como sendo seu candidato. A oposição ainda não tem um nome definido, mas o sindicalista Antonio de Nestor, já adiantou que vai ser candidato pela terceira vez. Quem se saiu muito bem nas eleições deste ano com expressivas votações de seus candidatos foi o ex-prefeito Auricélio Torres, o nome dele já é visto como potencial candidato em 2020. O vice-prefeito Pedro Caldas, filho do ex-prefeito Eudes, é outro nome com grandes possibilidades de ser candidato. Na câmara pelo menos três vereadores aparecem como possíveis candidatos, o atual presidente Ramsés Sobreira, o presidente eleito, Dim Saraiva e o vereador Marcos de Neuma.

Orocó: O atual prefeito George Gueber, trabalha para unificar as principais forças políticas da cidade. Com isso enfraquece a oposição que terá dificuldades para lançar candidato, até o momento o nome mais cotado para enfrentar o atual prefeito, é seu antecessor Reginaldo Crateú. Se a candidatura do ex-prefeito não se consolidar, é possível que o atual prefeito Gueber seja candidato único.

Santa Maria da Boa Vista: Humberto Mendes, atual prefeito se encontra em situação privilegiada. Os nomes mais cotados para liderar uma chapa de oposição são dos ex-prefeitos, Leandro Duarte e Jetro Gomes, esses estiveram juntos na eleição passada apoiando o candidato George Duarte. Que por sinal, pode ser candidato mais uma vez. A surpresa em Boa Vista fica por conta de uma decisão do PT, a quem diga que o partido do atual vice-prefeito, Valter Firmino, poderá ter candidatura própria em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome