Coluna Janelas para a Vida com o Pastor Arlen Siqueira: “Só acaba quando termina”

0

Quando estou entre os fracos na fé eu me torno fraco também, a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos. Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela (1º Coríntios 9:22-27).

De repente o mês de agosto está chegando, as pessoas começam a programar o fim de ano e, inevitavelmente, vem aquele pensamento de que o ano está acabando. Não pense assim! Esse texto tem uma missão importante de lembrar você que ainda existe cinco meses em 2019 e, sendo assim, algumas promessas de Deus poderão se cumprir ainda este ano.

Portanto, o pique na jornada decidirá se você chegará ao pódio. Não existe arrependimento mais doloroso do que o de não ter feito tudo o que dava para ser feito.

Deixe os resultados com o Senhor e faça o seu melhor no próximo semestre.

Porque só acaba quando termina: Em primeiro lugar, estabeleça métodos para sua vida:Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.” (1 Coríntios 9.22)

Alguns críticos interpretam esse texto de forma errada. Paulo não é um político populista e nem camaleão. Ele não agradava auditório para o afago dos aplausos.

O que o Apóstolo Paulo está apresentando aqui é uma adaptabilidade de metodologia para apresentar o evangelho em diversos contextos. O texto fala sobre as abordagens de Paulo com os judeus, gentios e gregos.

Ele não adulterava a mensagem, ele usava métodos na transmissão de sua comunicação, assim como Jesus entrou no discurso judaico de Nicodemos (João 3.1-12).

Em primeiro lugar, pare para pensar: Quais são os métodos que você precisa flexibilizar daqui pra frente? Qual deve ser seu foco? Quais devem ser os valores que precisam ser pensados? Quais são as decisões que precisam ser revistas?

Faça perguntas a Deus sobre o método que você precisa usar a partir de agosto. Ouça o que Deus disser e mude!

Porque só acaba quando termina: Em segundo lugar, faça o máximo, não limite o agir de Deus através de você: “Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele. Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” (1 Coríntios 9:23-24)

Aqui o apóstolo Paulo usa a figura do atleta, e o atleta faz o máximo para vencer. Atleta que é atleta tenta o máximo para mudar o quadro negativo do primeiro tempo. Não desista diante do placar desfavorável!

Não desista de algo que Deus não desistiu.

A Bíblia é repleta de histórias de viradas. Qual a virada que Deus pode fazer em sua vida nos próximos meses? Rompa com o passado e bola pra frente!

Porque só acaba quando termina: Em terceiro lugar, mova-se com alvo e disciplina: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar, mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” (1 Coríntios 9:27).

A vitória do atleta exige alvo e disciplina. Um atleta sem alvo e disciplina jamais será vencedor.

Disciplina é abdicar de coisas boas para melhores. Por exemplo, quando alguém chega para um atleta com doces, por amor a seu propósito de vencer, se dispõe a abrir mão.

Lembre-se sempre que tem coisas que podem ser boas, mas interferem no alvo maior. Um atleta indisciplinado é inapto para vencer. Calibre sua vida segundo os indicadores do céus!

Deus quer mudar seu destino! Não perca seu tempo com futilidades.

Porque só acaba quando termina: Em quarto lugar, lembre- se que Deus sempre tem mais: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso para obter uma coroa que logo perece, mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.” (1 Coríntios 9:25)

O argumento de Paulo parte do menor para o maior. A metáfora das coroas mostra algo melhor da parte de Deus. Ele sempre tem mais.

Deus quer mudar seu destino hoje! Não perca seu tempo com o que Deus não perde.

Em suma, observe Josué 10:13b-14: “O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!”.

De quanto tempo você precisa? Sem dúvidas, esse mesmo Deus luta hoje por você.

O ano não acabou, nem os sonhos e planos que Deus tem para você.

Como só acaba quando termina, aproveite sua chance de virar o jogo agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome