Cuidados na estrada e no carro garantem uma viagem feliz

0

Cuidados na estrada e no carro garantem uma viagem feliz

Chegaram as férias, os feriadões de fim de ano, e todo mundo só pensa em viajar. Conhecer lugares novos, pegar a estrada, se divertir, festejar e há até quem queira extrapolar. Mas, calma lá. Antes de botar o pé no acelerador e partir para o paraíso escolhido é necessário tomar alguns cuidados, tanto com o carro quanto no percurso a seguir. 

Durante o trajeto, dirigir sempre com os vidros fechados, não deixar documentos nos porta-luvas, evitar adesivos no carro que denunciem lugares que se frequenta ou de onde se vem e instalar sistema de segurança e monitoramento de imagem no veículo são algumas orientações para garantir a tranquilidade.

O especialista e gerente de projetos de segurança do Grupo GR, Niv Yossef, ressalta como manter-se atento para não ser pego de surpresa na estrada. “Tome cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem ‘milagrosamente’ para ajudá-lo em locais ermos. E evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao redor. Havendo alguma suspeita, avise à primeira viatura que passar por você”, diz.

E quem sempre anda precavida é a advogada Lívia Mariz, 24 anos. Ela, que vive viajando de Recife a Surubim, não poupa cuidados. “Como normalmente dirijo sozinha, sempre evito parar para comprar algo ou reabastecer. Além disso, faço o check-up do carro antes de sair da cidade”, conta.

Já o produtor cultural Rafael Barreira, 29, se preocupa bastante com o veículo. “Faço todos os testes para ter certeza de que o carro está perfeito para a viagem. E quando boto o pé na estrada tento ficar tranquilo. Acho que corremos perigo em todos os lugares e que não devemos deixar de viajar e aproveitar a vida por isso. Ter energia positiva quando estamos dentro do carro é essencial”, aconselha.

Os cuidados importantes com o automóvel para quem planeja viajar vão desde a calibragem dos pneus – incluindo o estepe – até o peso da bagagem transportada. É preciso ainda dar uma olhada no nível de óleo e da água. Melhor ainda é fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Importante também checar os sistemas elétrico e de limpeza dos vidros, conferir se está portando todos os equipamentos e se eles funcionam.

Antes de sair de casa, é imprescindível conferir os documentos pessoais e os do veículo, incluindo o seguro, além de preparar uma lista de telefones emergenciais. Os números básicos importantes são os da Polícia Rodoviária Federal (191), Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).

Com relação ao destino, vale lembrar a importância de planejar o trajeto, para saber qual a melhor rota. Os pontos de parada são essenciais para os longos deslocamentos, então se possível é interessante já programar esses intervalos.

E, se possível, evite dirigir após as 18h. A luz do dia ajuda na visibilidade das sinalizações, buracos e dos outros carros que também trafegam. A noite é o horário preferido dos criminosos, quando eles se sentem mais seguros para entrar em ação. Portanto, dê preferência por dirigir enquanto há a luz do sol. Cuidados lembrados, agora é boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome