Detentos de Pernambuco recebem menção honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática

0

Duas pessoas privadas de liberdade (PPLs) do sistema prisional de Pernambuco receberam menção honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019). Em razão da pandemia do novo coronavírus, a versão 2020 está sendo realizada este ano. Criada em 2005, a olimpíada visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Eric Ricardo da Silva, 25 anos, prestou o exame, em 2019, pela Escola Estadual Paulo Freire, localizada dentro da Penitenciária Doutor Enio Pessoa Guerra, no município de Limoeiro, no Agreste do Estado, onde estava recolhido naquela ocasião. Nestes dois anos, Eric progrediu do regime fechado para o semiaberto e está atualmente no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho.

Ele recebeu a notícia do certificado com surpresa, embora tenha levado o desafio a sério. “Sempre gostei de estudar e me dediquei bastante, eu não fiz essa prova de qualquer jeito, fiz pensando que poderia me ajudar no futuro”, contou. Ele informou que já se inscreveu para estudar o 1º ano do ensino médio no CRA. Um outro reeducando, que não faz mais parte do sistema prisional, também foi agraciado com o certificado. Ele estudou na Escola Estadual Monsenhor Adelmar da Mota Valença, localizada no CRA, em Canhotinho.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, fala da importância do estudo para os presos. “Em algum momento essas pessoas voltarão ao convívio social e a educação é uma grande aliada no processo de reinserção social”, destacou. Pernambuco ocupou o primeiro lugar do Norte e Nordeste em número de PPLs matriculadas na educação básica em 2020, 4.640 matrículas. Das 23 unidades prisionais, 21 têm escolas e em todas elas têm bibliotecas. Todas as unidades prisionais têm salas de leitura destinadas às PPLs, inclusive nas cadeias femininas de Petrolina, Verdejante e Goiana.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Fotos: Divulgação/Seres

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome