Dezembro Vermelho: Cabrobó na Luta contra o HIV/AIDS

0

Dezembro chegou! Um mês de inúmeros significados e comemorações para as pessoas. Na saúde esse mês é também alusivo para prevenção e tratamento ao HIV/Aids, é o dezembro vermelho! Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro. Tem como objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A aids é uma doença silenciosa, causada pelo vírus do HIV, que pode ficar em média de 8 a 10 anos no organismo para manifestar no corpo os sintomas. O vírus age no sistema imunológico, atacando as células de defesa do organismo, que fica vulnerável às infecções oportunistas. A pessoa portadora, mesmo não tendo desenvolvido a doença ainda, pode transmitir o vírus HIV.

A transmissão pode ocorrer por via sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas sanguínea ou objetos perfurocortantes e por transmissão vertical (de mãe para filho), por isso a necessidade da utilização do preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais, o não compartilhamento de perfurocortantes, a realização do pré-natal e a realização de testes de HIV.

Em Cabrobó todas Unidades Básicas de Saúde – UBS (postinhos de saúde) e hospital, além do exame para descoberta do HIV, possui também disponível os testes para Sífilis, Hepatites B e C, sendo necessário apenas um furinho no dedo e em aproximadamente 30 minutos, já obtém o resultado. Caso o reagente seja positivo, o tratamento é gratuito e o paciente será logo acompanhado pelos Centros de Orientação e Apoio Sorológico (COAS)/Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/HIV/AIDS e Hepatite Virais, localizado na cidade de Salgueiro e Petrolina. Apesar das estratégias, o HIV continua sendo um grande problema de saúde pública mundial, com uma carga considerada de transmissão e mortes por causas relacionadas ao HIV em todo o mundo (OPAS, 2017).
Até o momento não existe cura para a infecção por HIV. Entretanto, os medicamentos antirretrovirais são eficazes podendo controlar o vírus e oferecer uma vida saudável e produtiva aqueles já com o vírus.

Os testes rápidos são disponíveis todos os dias nas UBS, porém em alguns períodos, ações são realizadas para intensificar e reforçar a importância da prevenção e da realização de exames. Preservativos femininos e masculinos também estão disponíveis nos postos.

Previna-se! Use preservativo! Realize os testes periodicamente!

Caso tenha tido uma situação de risco para o HIV, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é disponível no COAS/CTA de Salgueiro e Petrolina.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Cabrobó

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome