Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

0

No dia 04 de agosto é comemorado o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. A data tem por intuito chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, mas também outras doenças. De acordo com o Instituto Oncoguia, voltado ao tratamento da doença, metade dos homens e um terço das mulheres pode desenvolver algum tipo de câncer em algum momento da vida.

Atualmente, muitos pacientes obtêm sucesso com os tratamentos, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%. O câncer ainda é uma das doenças mais temidas pela população. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) o grau de preocupação muda conforme gênero, faixa etária e classe social. Em geral as mulheres a partir de 35 anos são as mais receosas, pois geralmente é nesse período que começam a crescer as chances de desenvolver cânceres de mama, ovário e outros tipos.

Aproximadamente 79% do grupo feminino no País afirma temer a doença, e, na faixa etária entre 35 e 44 anos, o medo chega a atingir 82% dos brasileiros. Atualmente, morrem cerca de 8,2 milhões de pessoas em decorrência da doença no mundo.

No Brasil, foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013 (INCA). Para 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no País. Os principais sintomas causados pelo câncer podem variar dependendo de qual parte do corpo é afetada. Alguns sinais e sintomas gerais não são específicos só do câncer, devem ser cruzados com outros fatores de risco, como: fadiga; protuberância ou área de espessamento que pode ser sentida sob a pele; mudanças de peso, incluindo a perda não intencional ou ganho; alterações da pele, como, escurecimento ou vermelhidão da pele, feridas que não cicatrizam entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome