Dilma: democracia no Brasil, ditadura em Cuba.

0

Entre as tristes notícias da viagem da presidente Dilma Rousseff a Cuba, a última e uma das maiores foi divulgada na tarde de ontem, quando a blogueira Yoani Sánchez, crítica do regime ditatorial que domina a ilha há 52 anos, anunciou no Twitter que o governo cubano rejeitou seu pedido para deixar a ilha e visitar o Brasil, mais especificamente Jequié, na Bahia, em 10 de fevereiro.
Ela fora convidada a participar do lançamento de um documentário – Conexão Cuba Honduras – que inclui um depoimento seu e trata da saga de blogueiros cubanos e hondurenhos perseguidos pelos governos de seus países. Ela recebeu um convite dos promotores do evento no começo do ano, deu entrada no pedido de saída junto às autoridades de Cuba e pediu visto de entrada à embaixada do Brasil na ilha, além de entregar uma carta dirigida à presidente Dilma Rousseff, pedindo sua interferência para que o governo de cubano autorizasse a saída.
 
O assessor especial de Assuntos Internacionais da presidente Dilma, herdado do ex-presidente Lula, já avisara que o governo brasileiro deu o visto, mas para obter a saída de Cuba, Yoani que se virasse. A presidente Dilma recusou-se a falar com “dissidentes” durante esta sua primeira viagem a Cuba, bem como a abordar com as autoridades cubanas ou falar aos jornalistas sobre a situação dos direitos humanos neste país, dando ainda “lições” como a de que os direitos humanos não devem ser usados como arma ideológica (?!).
 
Mesmo assim, os mais otimistas – entre os quais me incluo – mantinham a esperança de que, em sigilo, a presidente de um país que está financiando a construção de um porto de vital importância para Cuba e que sofreu graves agressões a seus direitos humanos, fizesse gestões para que, em nome da liberdade e dos direitos humanos em geral, a autorização a Yoani para vir ao Brasil fosse concedida.
 
Decepção total. Francamente, melhor teria sido se a presidente Dilma é que não houvesse saído de seu país.

Fonte: Tribuna da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome