Educação escolar quilombola e críticas à atuação da Compesa marcam Reunião Plenária

0

Avanços na conquista de direitos sociais das comunidades quilombolas de Pernambuco foram destacados durante a Reunião Plenária desta quarta pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Isaltino Nascimento, do PSB. O parlamentar registrou iniciativas na área da educação voltadas para as mais de 500 comunidades existentes no estado. Incluindo o anúncio da implantação de quatro escolas de nível médio nos municípios de Betânia, Mirandiba e Orocó, no Sertão, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. “Em breve chegará aqui a essa Casa algumas propostas para que nós possamos convalidá-las, de modo a que a gente garanta aí a partir de 2022 esse direito para as  comunidades quilombolas aqui do nosso estado. Ou seja, a educação escolar quilombola é uma realidade”.

Outra iniciativa destacada por Isaltino é a futura inclusão da figura do professor de educação especial quilombola na lei estadual que disciplina a contratação por tempo determinado para atender às necessidades de excepcional interesse público. Emenda neste sentido deve ser encaminhada pelo Governo à Alepe.

Durante a reunião, a deputada Laura Gomes, do PSB, anunciou que vai propor homenagem a Dandara, companheira de Zumbi dos Palmares, para que ela seja lembrada no calendário de eventos comemorativos do estado como exemplo da resistência do povo negro: “Ela teve seu papel de importância, mas a história de Dandara dos Palmares se mostra como mais um exemplo de mulher, de mulher negra, que teve a sua história apagada pelo racismo e machismo que ainda, lamentavelmente, ainda permeia a nossa sociedade”.

A falta de ações do Governo do Estado para regularizar o abastecimento d´água em várias localidades do estado foi apontada 0pelo deputado Romero Sales Filho, do PTB. O parlamentar criticou a atuação da Compesa, e disse que já fez mais de 40 indicações ao Governo, ainda sem solução: “Faço um apelo para que o Governo do Estado e a Compesa cumpram com seus deveres públicos, pois ausência de verba nós sabemos que não é. Pois no ano passado a Companhia teve uma margem de lucro de 18,33%, um crescimento de 4,51% em relação a 2019, não teve crise na Compesa. Ou seja, quase dois bilhões de receita líquida. Quantitativos esses que nos levam a crer que o que falta é compromisso e respeito com os pernambucanos”.

Sales Filho ainda parabenizou a TV Globo pela série de reportagens sobre a situação do abastecimento d água em Pernambuco, apontando o atraso de obras como a Adutora do Agreste, ainda sem conclusão, após oito anos. No Tempo de Liderança, João Paulo Costa, do Avante, destacou ações de seu mandato para ampliar o acesso à água de cinco municípios do Sertão do Pajeú, em articulação com prefeitos e vereadores dessas localidades.

Antônio Moraes, do PP, também levou a questão hídrica à Tribuna. O deputado comemorou o anúncio da abertura de licitação para a obra da adutora da Barragem Morojozinho, que atende Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.

A ameaça de despejo de moradores das localidades incluídas no traçado da Ferrovia Transnordestina motivou pronunciamento da deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL. Ela fez um apelo ao Governo para que apresente uma solução em prol das famílias que vão ter as moradias desapropriadas: “O Governo precisa assumir um papel de mediador junto ao DNIT e a Transnordestina Logística S.A. para que os trilhos passem ao lado das casas”.

Ainda durante a Reunião Plenária, José Queiroz, do PDT, destacou o lançamento do livro O Dom que Vive em Nós, assinado pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e ex-deputado estadual, Pedro Eurico. O parlamentar apresentou Voto de Congratulações ao gestor estadual pela publicação, que traz entrevistas com personalidades do convívio de Dom Helder.  Entre os depoimentos do livro está o do próprio Eurico, que iniciou a carreira como advogado na Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, na década de 1970, a convite do religioso.

O trabalho social realizado por congregações evangélicas do estado foi registrado pelo Pastor Cleiton Collins, do PP. O deputado também fez elogios à atuação do Pastor Eliseu Virgínio à frente da realização da Convenção Estadual de Ministros de Assembleia de Deus em Pernambuco, a Conemad PE.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome