Eleições 2020: Ex-prefeitos na disputa eleitoral deste ano

0

Independentemente de ser realizada em 4 de outubro data prevista no atual calendário eleitoral, ou em 15 de novembro conforme prevê projeto aprovado no senado e que deve ser mantido na câmara dos deputados, as eleições deste ano vai ter numero recorde de candidatos a prefeito que já estiveram no exercício da chefia do executivo de seus respectivos municípios. Levando em consideração apenas alguns municípios do sertão de Pernambuco, ao menos 6 terão ex-prefeitos na disputa eleitoral deste ano.

Petrolina principal economia do sertão do estado é atualmente administrada pelo prefeito Miguel Coelho, o mesmo vai à reeleição e por lá dois ex-prefeitos tem seus nomes ventilados como possíveis pré-candidatos. Um deles é o do ex-prefeito Odacy Amorim, o mesmo esteve à frente da administração de 2007 a 2008. Outro cotado é o do ex-prefeito Julio Lossio, esse governou a cidade das carrancas em dois mandatos de 2009 a 2016.

Cabrobó a capital nacional da cebola entra na relação por ter ex-prefeitos como candidatos nas eleições deste ano, o município do sertão do São Francisco já foi administrado por prefeitos eleitos mais de uma vez mesmo na época que não tinha reeleição. José Caldas Cavalcanti foi prefeito duas vezes, Antonio Araújo de Sá foi prefeito duas vezes e Edgar Caldas foi eleito prefeito três vezes. Quem entra na disputa deste ano na condição de ex-prefeito, é o medico Auricélio Torres que governou o município de 2013 a 2016.

Belém do São Francisco cidade famosa por ter criado os primeiros bonecos gigantes do Brasil, é outro município sertanejo que vai ter ex-prefeito na disputa pela prefeitura nas eleições de 2020. Já se sabe por lá que o atual prefeito Licinio Lustosa não vai entrar na disputa, o mesmo deve apoiar a candidatura do Professor Evanilson Maia. Independentemente de quem seja o candidato situacionista, o ex-prefeito Gustavo Caribé esteve à frente da administração belemita de 2009 a 2016 e já está com sua pré-candidatura nas ruas.

Salgueiro é o principal município do Sertão Central do estado, os eleitores de lá costumam reeleger seus administradores. Por isso já é visto como certo entre os Leões que o prefeito Clebel Cordeiro vá para a disputa da reeleição, o mesmo ainda não disse nem que sim e nem que não. Alheios a qualquer que seja a decisão do prefeito, o chamado grupo das Zebras já está com o nome de Dr. Marcones Liborio ex-prefeito (2009/2016), como seu potencial pré-candidato.

Floresta é a cidade dos tamarindos e do encanto Riacho do Navio, também conhecida por ter o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil. Por lá o atual prefeito Ricardo Ferraz também não vai para a reeleição, o gestor ainda não disse quem vai ser seu candidato. Certo mesmo no principal município do sertão de Itaparica é a pré-candidatura da ex-prefeita, Rorró Maniçoba. A mesma é conhecida por sua elegância e sobre tudo, por seu lado humano e por tratar bem todos que a procura. Rorró foi prefeita de 2009 a 2016, seu nome já é visto como potencial pré-candidata.

Serra Talhada é a Capital do Xaxado, Terra de Lampião e do talentoso forrozeiro Assisão. O atual prefeito Luciano Duque, está no segundo mandato e já ungiu sua preferida na corrida sucessória. Com uma administração muito bem avaliada, o gestor municipal já colocou o nome da ex-secretária de saúde Márcia Conrado como sua pré-candidata. Quem vai enfrentar a candidata de Duque, vai ser o ex-prefeito Carlos Evandro. Evandro foi prefeito de 2005 a 2012, o ex-gestor da Capital do Xaxado apoiou Duque como seu sucessor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome