Eleições 2020: Liderança em jogo

0

Cada eleição traz novos desafios e serve também como novo teste para as famosas lideranças políticas de municípios sertanejos, mesmo com toda dificuldade por conta da pandemia o pleito eleitoral de 2020 não será diferente. Em pelo menos três municípios, caciques da política vão colocar em jogo suas lideranças, Eudes Caldas em Cabrobó; Carlos Cecílio em Serrita e Nininho Carvalho em Parnamirim.

Pelo menos três lideranças estarão em jogo nessas eleições e cada uma delas em situações bem diferentes, um por testar sua liderança apostando em quem já foi uma aposta antes; outro por colocar toda sua liderança nessas eleições apostando em sangue do seu sangue; a outra, o teste é também bastante desafiador já que estará se apresentando como alternativa. O caminho dos três não vai ser nada fácil, mas a eleição deste ano vai ser de fato, teste de fogo para cada um desses caciques da política sertaneja.

Cabrobó: Município do Sertão do São Francisco com 34.221 habitantes e 24.941 eleitores, é de onde parte o Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco. Sua principal liderança política atual é o ex-prefeito Eudes Caldas, foi eleito em 2004 para o primeiro mandato e reeleito em 2008. Em 2012 liderou uma gigantesca aliança de partidos políticos em favor de seu ex-adversário, rompeu pouco tempo depois e colocou sua liderança em favor do atual prefeito. Com uma sequência de quatro vitórias, Eudes Caldas vai defender sua liderança em mais uma eleição a favor de um antigo aliado e que é também ex-adversário.

Parnamirim: Município do Sertão Central do estado, com 22.010 habitantes e 17.528 eleitores, conhecida por suas riquezas culturais e foi de lá que saiu o famoso Jorge de Altinho. Principal nome da política de Parnamirim é o do ex-prefeito Ferdinando Carvalho, conhecido popularmente como Nininho. O mesmo foi importante na composição de uma aliança em 2004 que resultou na vitória de uma chapa onde ele era o vice, só que Nininho queria mais que isso, e quatro anos depois disputou a prefeitura e foi eleito. O mesmo foi reeleito em 2012, quatro anos depois foi audacioso ao apostar todas as fichas em seu sobrinho. Agora o próprio Nininho é quem vai para a disputa, consequentemente tentar o terceiro mandato de prefeito.

Serrita: Também é um Município do Sertão Central do estado, ficou conhecido pela tradicional Missa do Vaqueiro. Tem 19.165 habitantes e 15.457 eleitores, um dos ilustres filhos é o ex-senador Mansueto de Lavor. É lá em Serrita que está a maior liderança política do Sertão, o ex-prefeito Carlos Cecílio vem de uma sequência de vitórias em seis eleições seguidas. Eleito prefeito por quatro mandatos, fez sucessor em duas oportunidades, o atual prefeito Erivaldo Oliveira é de sua absoluta confiança. Mesmo diante de uma boa administração e de prestigio popular, Erivaldo já disse que não quer ir a reeleição e por essa razão o líder já tem um nome que é sangue do próprio sangue. No próximo sábado dia 15, Carlos Cecílio vai aproveitar a data de seu aniversário para revelar o nome de seu ungido, que já é dado como certo o nome de Rodrigo Cecílio, o escolhido do líder para continuar imbatível na política da capital do vaqueiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome