Encanto e magia no desfile das escolas de Santa Maria da Boa Vista em comemoração aos 147 anos de Emancipação

0

O final de tarde e inicio de noite desta sexta-feira (07) foi um daqueles pra ficar na história do povo boavistano, ontem foi comemorado o aniversário de 147 anos de Emancipação Político/Administrativo da cidade. A Secretaria Municipal de Educação e a Comissão Organizadora dos desfiles Cívico/Alegórico preparou uma programação impecável e o público atento aprovou as apresentações.

A Secretaria convidou o público para mergulhar no mundo da leitura, com essa proposta as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino e ainda o IF Sertão Campus de Santa Maria da Boa Vista, invadiram as principais avenidas da cidade e contaram muitas histórias. Também teve participação de bandas marciais de escolas das cidades de Cabrobó, Petrolina e Curaçá. O desfile foi divido em vários temas, traduzidos nas apresentações de escolas de todas as regiões do município.

Se tratando de aniversário não poderia faltar o bolo, e a Biblioteca municipal Honória Sampaio Barros, trouxe para a avenida um carro alegórico com o tema de Bolo. O Museu Coripós levou para as pessoas um carro que mais parecia um Mundo da Imaginação, com obras literárias que as pessoas puderam viajar por diferentes histórias. As creches Mãe Quininha, Madre Maria da Cruz e Creche Mandacaru mostraram o Mundo Encantado das Letras, as crianças encantaram a população ao passarem pelas avenidas de Santa Maria da Boa Vista.

As escolas do Perímetro Irrigado Fulgêncio, falaram sobre os contos clássicos infantis universais, crianças vestidas de fadas e de personagens que fazem parte da vida de todos nós, despertaram a criança em cada um. A escola Prefeito Barrinho, levou um dos clássicos mais conhecidos do Brasil o “Sítio do Pica Pau Amarelo” e todos os seus personagens devidamente caracterizados pelas crianças, como também todos os contos do escritor Monteiro Lobato.

Uma Joaninha Diferente, foi o conto que o Educandário DAP apresentou a população na avenida, crianças vestidas de flores emocionaram a todos que assistiam. Diretamente de Petrolina para se apresentar em Santa Maria da Boa Vista veio o projeto social Lobo Guará, e trouxe sua banda de fanfarra que emocionou a todos.

A escola Professora Creusa dos Santos Oliveira, apresentou um dos clássicos mais conhecidos do mundo, Os Saltimbancos, e o Menino Maluquinho do conhecido Ziraldo, e demais contos literários, uma coisa não faltou no desfile de aniversário de Santa Maria da Boa Vista, emoção! A cada Ala que se apresentava, pessoas se emocionam relembrando sua infância.

As escolas da região de Sequeiro, levaram para o público presente as histórias do nosso sertão nordestino, como: Auto da Compadecida, Lampião: Nem Herói nem Bandido; Vidas Secas e o Menino de Engenho. Nossa cultura foi muito bem representada pelos alunos e renderam muitos aplausos as escolas.

Para abrilhantar o desfile, foi convidada a Banda de Fanfarra Ivo Braga, da cidade de Curaçá, norte da Bahia, a Banda de Fanfarra já é uma campeã tradicional de campeonatos do segmento. Participou também a Banda Marcial da escola Professor Simão Amorim Durando da cidade de Petrolina.

Até o Hallowen foi vivenciado no desfile, graças a imaginação da escola Afonso Alves da Silva. O IF-Sertão Campus Santa Maria da Boa Vista também participou do evento levando lendas e contos infantis.

As regiões de Assentamentos também participaram da grande festa de aniversário da Santa Maria da Boa Vista; as escolas: Catalunha, Anacleto Telles, Gabriela Pérsico, Francisco Mauro, Marcos Freire, Chico Mendes, Treze de Maio e Antônio Conselheiro, apresentaram diversos cordéis  sobre o sertão. A música também não podia falta, e o Programa integração AABB levou, lendas e contos em forma de canção para as avenidas da cidade. A banda Marcial MPB da escola Maria da Purificação participou da festividade.

As comunidades ribeirinhas também foram destaque no desfile cívico; Creche Maria Claudemira, trazendo a cultura africana; Dr. André Sampaio representando os marinheiros; Escola Nossa Senhora de Fátima trouxe a história de nossa colonização; Escola Nossa Senhora de Lourdes representou as comunidades indígenas; Escola da Purificação Barros recontando nossa história; Escola Estanislau Medrado mostrou os Heróis da resistência e a Escola Araújo Jorge e Cassimiro Lucas a beleza da África.

O Colégio Espaço Livro contou histórias da Bíblia, e levou apara o público um carro alegórico com a Arca de Noé. O Colégio Fênix para comemorar o aniversário da cidade e representar a magia dos contos levou “O Mágico de Oz” para a avenida, e acompanhando a escola estava sua Banda de Fanfarra Fênix.

Da cidade de Petrolina também prestigiou o Aniversário de Santa Maria da Boa Vista a Banda Marcial Joaquim André Cavalcanti.

O Colégio Nobre representou com grande maestria um dos contos que mais mexem com a cabeça de todos, falamos de Peter Pan. Acompanhando o Colégio estava a Banda Marechal Antônio Alves Filho da cidade de Petrolina.

Alice no País das Maravilhas foi o tema levado pelo Colégio Visão, apresentando todos os personagens icônicos desse conto. Acompanhando o Colégio estava a Banda de Percussão Adonias João Gonçalves da cidade de Orocó.

Uma das obras mais lidas nos últimos tempos, é sem dúvidas “A menina que Roubava Livros” e esse foi o tema levado para a avenida pela Escola de Referência Professora Edite Matos, muitos dos presentes se emocionaram com as histórias contadas pela EREM, que foi acompanhada pela Banda Marcial Antonio Padilha da cidade de Petrolina.

A Escola Estadual Padre Maurício Sampaio, e para surpresa e emoção de todos o tema escolhido, foi a série Game Of Thrones inspirada nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. A Escola Professora Judith Gomes de Barros contando histórias de filmes como: O Senhor dos Anéis, Crepúsculo e Matrix. Finalizando o desfile veio a Escola Professor Agamenon Magalhães trazendo a poderosa She-RA e seu cavalo Ventania como também o He-Man personagens inspirados em quadrinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome