FBC comemora entrega dos últimos lotes do Pontal Sul

0

Mais um passo foi dado para concluir a implantação da área sul do projeto de irrigação Pontal, em Petrolina. Um total de 27 irrigantes foi chamado pela Codevasf para a assinatura do contrato e ocupação dos últimos lotes destinados à agricultura irrigada. No total, o Pontal Sul soma 3,5 mil hectares, que reúnem 299 terrenos para agricultores familiares, além de outros 37 terrenos destinados a empresas.

O senador Fernando Bezerra Coelho comemorou a entrega dos últimos lotes, destacando os investimentos articulados durante o seu mandato para transformar a agricultura irrigada em política pública de inclusão, geração de renda e promoção da qualidade de vida dos sertanejos.

“Fui eleito Senador das Águas, e é uma grande alegria realizar o sonho de levar água, emprego e produção para milhares de pessoas. Petrolina foi transformada pela irrigação, e o Projeto Pontal representa um novo salto de desenvolvimento para toda a região”, disse o senador.

Segundo a Codevasf, R$ 380 milhões foram investidos pelo governo federal no Pontal Sul desde a sua implantação até a conclusão das obras. A área possui três estações de bombeamento, sendo uma de captação e duas elevatórias, 63 quilômetros de canais de irrigação, além de 67 quilômetros de estradas pavimentadas e 34 quilômetros de estradas vicinais.

No total, o Projeto Pontal soma 7,7 mil hectares de área destinados à agricultura com as águas do Rio São Francisco em Petrolina e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos. A Codevasf trabalha agora para realizar as obras do Pontal Norte, que possui 4,1 mil hectares.

Localizada no Vale do São Francisco, Petrolina é referência em fruticultura irrigada. A região é responsável por 99% da manga e 95% da uva exportadas pelo Brasil. Somente em 2021, o setor faturou R$ 2,5 bilhões e empregou um total de 150 mil pessoas.

“Esses números mostram a pujança da agricultura irrigada no Vale do São Francisco, que foi transformado em um polo de desenvolvimento econômico e social e referência para todo o Brasil”, afirmou Fernando Bezerra Coelho.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome