Feira do Peixe Vivo movimenta comércio nesta Semana Santa em Cabrobó-PE

0

Há 10 anos que a Semana Santa de Cabrobó conta com a tradicional Feira do Peixe Vivo, este ano está sendo realizada no Pátio da Feira Livre a 10ª edição. No local os peixes das espécies Carpa, Tilápia e Panga estão à mostra em uma estrutura semelhante a uma piscina, ficando ainda mais fácil para quem quiser escolher o peixe vivo e comprá-lo na hora. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Habitação, em parceria com a Associação dos Piscicultores de Cabrobó.

A Feira do Peixe Vivo é realizada num único dia, sempre na quarta-feira da Semana Santa. Neste ano, assim como foi nos anos anteriores, a venda acontece na hora, podendo ainda ser realizada transações para o futuro. Qualquer espécie está sendo comercializado a 12 reais o Kg, outras espécies com preços acima de 12 reais como o Pirarucu e o Surubim não chegaram nem a ser expostos na Feira este ano.

A expectativa é que sejam comercializadas aproximadamente 7 toneladas de pescado nesta 10ª Feira do Peixe Vivo. Por conta da tradição, a Feira do Peixe Vivo movimenta os cabroboenses e muita gente da região do Vale do São Francisco, que buscam pelo produto em virtude da tradição de não comer carne vermelha por conta do feriado católico. Outros não ligam nem um pouco pra essa questão de tradição, apenas aproveitam a oportunidade para comprar o produto a preço bem abaixo do praticado em outras datas.

Para o secretário, Elioenai Dias Santos, a vantagem de adquirir peixes vivos está na qualidade do produto, já que eles se encontram frescos, alocados dentro de tanques de água com oxigenação, sem o risco de estarem impróprios para o consumo. O Secretário destaca ainda que os preços praticados com valores bem abaixo do mercado, serve também como atrativo e ajuda a aquecer a economia local, Elioenai destaca ainda que o negocio de peixes gera emprego e renda.

Na avaliação do Presidente da Associação dos Piscicultores de Cabrobó, Eronildo Araújo (Do Peixe), a produção de peixes poderia ser ampliada significativamente, caso houvesse mais um pico de consumo no ano, como esse da Semana Santa. “A inserção do peixe no hábito alimentar dos consumidores, poderia representar uma mudança importante na cadeia produtiva do peixe, aumentando a necessidade de produção e permitindo a consolidação do mercado”, explica Do Peixe. O mesmo ainda ressalta que neste ano a quantidade de peixes comercializados será menor que a do ano passado, isso por conta da crise que forçou os associados a diminuírem suas produções.

O Prefeito do Município de Cabrobó, Marcilio Cavalcanti, esteve visitando a Feira do Peixe do Vivo. O mesmo disse que a Feira representa muito para a economia local, por essa razão não poderia deixar de colaborar com a organização do evento. O Prefeito aproveitou e agradeceu a presença do casal de mineiros, Pastor Arlen Siqueira e da sua esposa, a Missionária Mariane. Arlen Siqueira chegou recentemente à cidade, atualmente é Pastor da Igreja Batista Missionária de Cabrobó. O casal ficou deslumbrado com o que viu, aproveitaram para fazer uma comprinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome