Ferrovia pode transportar turistas na Região

0

As dificuldades para regionalizar o turismo do Nordeste ultrapassam o problema da malha aérea. Uma das soluções para promover uma maior integração na Região é a criação de uma ferrovia que ligue os nove estados. A idéia inicial é de que a via, com começo na Bahia e término no Maranhão, tenha dois mil quilômetros de extensão. O projeto, ainda em fase embrionária, foi apresentado, durante uma reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), promovida em parceria com a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste). Secretários de Turismo de todos os estados nordestinos aprovaram a idéia.
O projeto, capitaneado pela Sudene e pelo Ministério da Integração, envolveria ainda os ministérios do Turismo, das Cidades, do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior e dos Transportes.  “Este é um projeto embrionário, mas tem tudo para dar certo. Os secretários se mostraram entusiasmados com a proposta. Ainda precisamos planejar o conceito, analisar a viabilidade econômica, jurídica e ambiental, elaborar um projeto específico e um de execução antes de licitá-lo”, explicou o assessor especial do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim. Em um orçamento preliminar, a ferrovia custaria aproximadamente US$ 10 bilhões.
A ferrovia poderá ser custeada pelo Governo Federal ou pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, coordenado pela Sudene. “Ainda não podemos trabalhar com prazos, mas em três meses esperamos já estar com o projeto inicial pronto. A nossa expectativa é de que, no fim do ano, já estejamos com as análises de viabilidade prontas, pois existe a possibilidade de colocarmos a ferrovia no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do ano que vem”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome