Geração de emprego e renda na região do São Francisco

0

Representantes da empresa Ducoco Alimentos, com sede no estado do Ceará, estiveram reunidos com integrantes da União dos Pequenos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá (UPROPIC) e técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro com o objetivo de apresentar o projeto para implantação de um empreendimento agrícola no município baiano. A Ducoco atua na região desde o ano passado, quando começou a funcionar a unidade de extração e envasamento de água de coco, conhecida como Aquamóvel, que está instalado em uma área localizada no núcleo habitacional II do Perímetro Irrigado de Curaçá, doada pela Codevasf à Associação dos Fruticultores do Perímetro (AFRUPEC) e cedida à empresa para implantação da benfeitoria. Segundo a Ducoco, cerca de 1,5 milhão de Reais foram investidos na instalação do Aquamóvel. A iniciativa, apoiada pela Codevasf, está beneficiando diretamente mais de 250 pequenos produtores do perímetro, onde aproximadamente 550 hectares são utilizados para produção de coco.
Novo empreendimento
A Ducoco Alimentos possui agroindústrias nas cidades de Linhares (ES) e Itapipoca (CE), onde funcionam sete fazendas numa área total de 10 mil hectares, sendo quatro mil de área produtiva, composta por aproximadamente 300 mil plantas de coqueiro híbrido e 200 mil plantas de coqueiro gigante. Segundo Gilberto Linn a matéria-prima oriunda das fazendas é o coco seco. “Para a produção de água de coco, por exemplo, nós utilizamos 100% de produto de terceiros”, afirma o representante da Ducoco. Por isso, no ano passado, a empresa começou os estudos para implantação de um novo empreendimento agrícola para suprir a falta do produto em determinadas épocas do ano; “A nossa empresa no Ceará, em certas épocas do ano, não oferta a matéria-prima que é necessária, e nós já vislumbramos, com os acontecimentos atuais, a possibilidade de haver um aumento de contratos de exportação. Nós exportamos para 25 países, incluindo Estados Unidos e o Japão, e nós não podíamos ficar de braços cruzados. Visitamos no ano passado algumas áreas nos municípios de Petrolina e Petrolândia em Pernambuco e Juazeiro e Rodelas na Bahia, e em julho de 2011 adquirimos uma área de 1.159 hectares no Perímetro Irrigado de Curaçá”, declara Gilberto.
Desde então a empresa tem procurado regularizar toda a documentação junto aos cartórios para instalação do novo empreendimento, e só no início deste mês o projeto para a implantação ficou concluído. Ele prevê a utilização de 860 hectares para a produção de coco, que será irrigado por microaspersão, com dois microaspersores por planta. Foram feitos estudos pedológicos e todos os prognósticos técnicos necessários para composição desse planejamento, que agora foi entregue ao corpo técnico da Codevasf para análise de itens como viabilidades hídrica, estrutural, econômica, social e ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome