IBCM de Salvador, BA, pede ajuda após furto

0

Instituição que apoia 73 crianças vivendo e convivendo com HIV arrecada doações para prosseguir no atendimento, pois fraldas, alimentos, artigos de higiene, colchonetes e utensílios diversos foram furtados de sua sede, na terça-feira, 16 de abril, em Salvador, BA.

A Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM) é uma organização sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV/aids e apoia as pessoas em situação de vulnerabilidade social que convivem com o vírus.

Na terça-feira (16), a ONG foi lembrada na região não pelo trabalho social, mas pelo furto que deixou as 73 crianças atendidas pelo projeto sem fraldas, colchonetes e uma série de itens para alimentação e higiene pessoal.

Entre os itens furtados estão panelas, dois pneus da van, duas cadeiras de alumínio, alimentos da dispensa, produtos de limpeza e higiene, um liquidificador, fraldas, dois cadeados e mais 15 colchonetes.

Na creche são desenvolvidas atividades como educação infantil, reforço escolar, atividades lúdico-terapêuticas e outras específicas à condição de saúde de cada criança. “Fornecemos cinco refeições diárias, assistência à saúde por meio da administração de medicamentos anti-retrovirais e de controle de infecções oportunistas prescritos pelas unidades de saúde de referência, conscientização das famílias para os cuidados de higiene e tratamento no domicílio. A ideia é que elas tenham apoio para garantir acesso ao tratamento, só o remédio não é saúde”.

“Coquetel não enche barriga”, diz o padre Alfredo Dorea sobre o trabalho que realiza com crianças vivendo ou convivendo com HIV/aids na cidade de Salvador, Bahia.

Logo no segundo ano da sede, a instituição sofreu problemas com um furto de alimentos e cestas básicas, “mas é a primeira vez que temos um prejuízo tão grande para nós”. O crime fez com que a rotina da instituição mudasse. “As crianças tiveram que ir pra casa mais cedo e suspendemos a entrega de alimentos. A gente fica apreensivo, mas muitas pessoas se solidarizaram.” 

Solidariedade

“Já conseguimos os 15 colchões, mas a médio prazo teremos problemas porque sem os pneus não conseguimos ajudar as pessoas a irem até as unidades de saúde e realizar nossas atividades em campo. Além disso também faltam as proteínas, soja, carne, frango, para a alimentação das crianças, além dos produtos de higiene para o banho dos pequenos e limpeza da sede. Utilizamos muita água sanitária, sabão líquido, shampoo. Por dia utilizamos em média, de 70 a 100 fraldas“, explica padre Alfredo.

Além do trabalho com as crianças, a ONG também faz testagem rápida e acompanhamento para dar acesso correto à informação. O foco está na redução da vulnerabilidade ao HIV/aids, especialmente para mulheres chefes de família, jovens, negras, que vivem com deficiência física ou intelectual, homossexuais, egressas de estabelecimentos prisionais e profissionais do sexo.

“Tem época que as unidades ficam sem preservativos, sem gel. É  gente que vai até as ‘bocadas’ para acessar as pessoas mais vulneráveis, e às vezes não temos insumo básico. Uma cidade do tamanho de Salvador e só temos 3 unidades pra dispensação de medicamentos. Os profissionais de saúde também não sabem oferecer PEP, por exemplo.  Todo dia é uma agonia”, diz padre Alfredo.

As doações podem ser levadas na própria sede da creche que fica na Rua Santa Clara do Desterro, nº 85 – Nazaré. O Restaurante Zafferano e o RV Lounge também estão recebendo estas doações. “Todo tipo de ajuda é bem-vinda”, acrescenta o padre. Neste sábado, a instituição vai ficar aberta das 8h às 12h para um mutirão solidário.

Entrega de donativos e mantimentos

Restaurante Zafferano:  Rua Leonor Calmon, 256 – Candeal

RV Louge: Praça Caramuru, 2-44 – Rio Vermelho

Na sede da própria creche: Rua Santa Clara do Desterro, nº 85 – Nazaré

Depósitos bancários

Instituição Assistencial  Beneficente Conceição Macedo (CNPJ: 00.584.568/0001-05)

Banco do Brasil Agência: 0904-0C/C: 254.651-5

Banco Bradesco  Ag: 3072-4C/C: 69.077-5

Caixa Econômica Ag: 0063C/C: 883-2 Operação: 003

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome