João Campos e Rodrigo Cecílio os herdeiros do trono

0

Política no Nordeste sempre foi vista como herança de família e passada de pai para filho, é comum em alguns municípios que o comando político administrativo seja coisa totalmente familiar.

No Recife a disputa pela prefeitura este ano coloca em lados opostos dois herdeiros político do ex-governador Miguel Arraes, que também foi prefeito da capital pernambucana de 1960 a 1962.

De um lado o jovem Deputado Federal João Campos (PSB), que por sinal é também herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. Também entra na disputa a Deputada Federal Marilia Arraes (PT), prima de João Campos, prima de Eduardo Campos e neta de Miguel Arraes.

A briga pelo trono familiar na política nordestina chega com mais força principalmente em municípios do interior, muitos deles vem sendo governado por membros da mesma família ao longo de muitos anos. Um desses municípios é Serrita, conhecido nacionalmente como a Capital do Vaqueiro. No Sitio Lajes, zona rural do município é realizada todos os anos a famosa Missa do Vaqueiro, em homenagem a Raimundo Jacó. Primo de Luiz Gonzaga, um dos idealizadores da festa.

Na Capital do Vaqueiro quem manda politicamente é a família Cecílio desde o ano de 1996, o Rei por lá é o ex-prefeito Carlos Cecílio. Prefeito por quatro mandatos e há 24 anos dando as cartas no poder, Carlos é respeitado também na área empresarial e por ser amigo próximo do senador Fernando Bezerra Coelho. Quem representa a família na briga pelo comando administrativo nas eleições deste ano é Rodrigo Cecílio, o mesmo é filho e herdeiro do comandante sertanejo.

Carlos Cecílio foi eleito em 1996 e reeleito em 2000, em 2004 colocou seu poder de fogo a favor de um candidato que venceria as eleições, todavia não aceitaria ser comandado pelo “chefe político” e logo veio o rompimento. Em 2008 Carlos volta a ser eleito prefeito de Serrita, sendo reeleito para o quarto mandato em 2012. Em 2016 apostou em Erivaldo Oliveira e deu certo, como se tudo tivesse sido combinado, Erivaldo renuncia o direito de disputar a reeleição. Entra em cena, o herdeiro do trono, Rodrigo Cecílio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome