Jogos da Juventude 2022: edição marca o retorno da competição após a pandemia da Covid-19 e Pernambuco na disputa em 14 modalidades

0

A última edição aconteceu em 2019, Pernambuco conquistou 43 medalhas.

Esta sexta-feira (02), com a realização da cerimônia de abertura, marca o começo dos Jogos da Juventude 2022, que vão ser disputados na cidade de Aracaju (SE), até o dia 17 de setembro. A competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai receber, ao todo, 4.100 atletas de todos os estados do país, com idades de 15 a 17 anos. Nesta etapa nacional, participam das modalidades os melhores colocados de cada estado do Brasil, além do Distrito Federal.

A delegação de Pernambuco conta com 201 integrantes, incluindo alunos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado. Os atletas pernambucanos disputarão medalhas em 14 das 15 modalidades presentes na competição, sendo elas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e taekwondo.

O secretário executivo de Esportes do Governo de Pernambuco, Davi Oliveira, falou sobre a expectativa para os Jogos: ¨Pernambuco tem chegado cada vez mais forte nas competições nacionais, e nesta não será diferente! Embarcamos com uma delegação preparada e tenho certeza que os resultados serão muito positivos. A expectativa é voltar com a bagagem cheia de medalhas, consolidando o nosso Estado como um dos melhores do país no desporto escolar”, afirmou.

Kawani Sofia, destaque constante do esporte escolar a nível estadual e nacional, que conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Escolares de Pernambuco 2022, entra na disputa em duas modalidades: atletismo e ciclismo. ¨Estou muito ansiosa para competir! E muito feliz por estar aqui representando o meu estado, expectativa a mil¨, comentou a atleta. Inclusive, Kawani fez história na última edição dos Jogos da Juventude, realizada em 2019, na cidade de Blumenau (SC), conquistando 3 medalhas no ciclismo, quando tinha apenas 11 anos de idade.

No ano de 2019, Pernambuco conquistou 43 medalhas, sendo 12 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze, alcançando o quinto lugar geral entre os 26 estados participantes, além do Distrito Federal. Na época, a competição também contemplava a categoria de 12 a 14 anos, que passou a ser realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Fotos: Luiza Moraes / COB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome