Municípios pernambucanos criam agenda de desenvolvimento estratégico

0

A iniciativa, realizada pelo Sebrae em parceria com a FIEPE, visa promover   estratégias e a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nas áreas de turismo, comércio, serviço, agroindústria e meio ambiente, nos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Senai, obedecendo todas as medidas de segurança em função da pandemia da Covid-19, também foi criada a Agência de Desenvolvimento Líder Sertão do São Francisco Pernambucano, entidade que vai se encarregar de colocar em prática os projetos do Programa O Líder até o ano de 2030.

De acordo com o presidente da AD-LÍDER SSF/PE, Rogério Ribeiro, a agenda propõe também a criação de sistemas de inteligência, desenvolvimento de startups, implantação de energias renováveis e a modernização do agronegócio. “Estamos entregando hoje à sociedade regional e aos prefeitos eleitos destes oito municípios uma agenda estratégica com o foco neste que é um Vale de Oportunidades, uma referência nacional e internacional, como o maior produtor e exportador nacional de frutas“, ressaltou.

Para o prefeito eleito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, a iniciativa vai fazer toda a diferença na elaboração do planejamento de trabalho das prefeituras logo a partir do dia 1º de janeiro de 2021. “Essa Agenda é um verdadeiro presente de Natal e vai nos guiar ao longo dos  nossos mandatos nas tomadas de decisão em todas as áreas“.

O Programa O Líder, Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi concebido pelo Sebrae Nacional. Segundo a analista da entidade e gestora regional do Programa Líder, Maria Regina de Santana, os líderes tiveram apenas oito rápidos encontros, mas o necessário para evoluir em questões fundamentais. “Hoje, já com uma agência criada, o passo seguinte será a realização de quatro fóruns de monitoramento dos compromissos regionais. O grupo irá operar e aperfeiçoar a sua governança e atuação, tendo como base as estratégias declaradas na Agenda de Desenvolvimento Econômico Regional.

Ainda durante a solenidade, o público assistiu um breve vídeo, onde o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Ricardo Essinger, elogiou o papel de vanguarda da Agenda, colocando a entidade à disposição dos líderes. O gestor regional do Sistema Fiepe, Flávio Guimarães, destacou a importância da união dos municípios. “Que sejam otimizados os recursos locais, incentivados os pequenos negócios e ampliado os horizontes do olhar empreendedor público e privado, ajudando no desenvolvimento sustentável regional“, pontuou. Guimarães acrescentou ainda que a Fiepe cedeu uma sala na estrutura da entidade onde vai funcionar a Agência. O 1º vice-presidente da Fiepe, Rafael Coelho, também participou da solenidade.

Representando o Governo do Estado de Pernambuco, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, chamou também a atenção do público para a junção de esforços dos segmentos públicos, empresarial e de entidades representativas de classe. “A gente observa todo um esforço conjunto da sociedade organizada e baseada num planejamento que contempla os projetos até 2030. Pode contar com nosso apoio“, garantiu.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome