O que é marketing de diferenciação? – Confira a lista de detalhes!

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O que é marketing de diferenciação? Como funciona esse tipo de técnica na prática? Vale a pena usar o marketing de diferenciação como uma ferramenta que aumenta os resultados de uma empresa? No conteúdo de hoje, com a ajuda da melhor Agência de Marketing de  Curitiba, vamos explicar a você o que é marketing de diferenciação. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

O que é marketing de diferenciação?

Afinal, o que é marketing de diferenciação? A empresa se diferencia de seus concorrentes quando consegue ser única em algo que tem valor para os clientes. A diferenciação deve se traduzir na possibilidade de aplicação de um “preço premium” ao produto, ou seja, um preço de venda superior à média do mercado de referência. O valor do cliente pode ser gerado ao:

  • Minimizar os custos para o cliente (custos de entrega, instalação, assistência);

  • Melhorar a satisfação do cliente (compreender as necessidades do cliente e satisfazer plenamente as suas expectativas – aumentando a singularidade do produto).

Os custos de diferenciação e os determinantes da singularidade estão mutuamente ligados. Para alcançar uma vantagem de diferenciação, a empresa deve atuar em duas frentes:

  1. Gerar exclusividade que permite aplicar um preço premium;

  2. Verificar se os custos incorridos para gerar exclusividade não excedem o preço premium aplicável.

Como avaliar a estratégia de marketing de diferenciação escolhida?

Para avaliar a estratégia de diferenciação, usaremos o preço premium e a margem de diferenciação (preço premium menos custos de diferenciação) como parâmetros:

  • Com um preço premium alto e margem de diferenciação positiva, teremos uma vantagem competitiva de diferenciação por construído;

  • Com um preço premium alto e margem de diferenciação negativa, teremos uma vantagem competitiva de diferenciação semi-realizada (bem percebida pelos clientes, mas mal do ponto de vista de custo);

  • Com um preço premium baixo e margem de diferenciação positiva, teremos uma vantagem competitiva vulnerável ou inconsistente na diferenciação (bons custos, má percepção por parte dos clientes);

  • Com preço premium baixo e margem de diferenciação negativa, teremos uma estratégia de diferenciação de falência completamente a ser revisada.

Fatores que determinam a exclusividade do seu marketing de diferenciação

Como mencionado, a margem estrutural de diferenciação age sobre os determinantes da singularidade:

  • Fatores de escala: a singularidade depende da capacidade da empresa de operar em escala se isso possibilitar a realização de atividades que não são possíveis com níveis de escala mais baixos;

  • Aprendizagem e recaídas: o acúmulo de habilidades na realização das atividades;

  • Políticas da empresa: todas aquelas escolhas sobre as características do produto, os níveis de intensidade das várias atividades, o nível de assistência, tecnologia, etc.;

  • Fator tempo: a escolha de ser um first ou second-mover é muito importante, sendo um first-mover geralmente garante pelo menos alguma singularidade, mas encontrar uma nova tecnologia ou um novo processo como second-mover pode ser mais lucrativo;

  • Interrelações: o compartilhamento de recursos e habilidades desenvolvidas é fundamental;

  • Integração: a integração vertical pode permitir um melhor controle e coordenação das diversas etapas do processo produtivo;

  • Ligações: a importância das ligações a montante com os fornecedores e com os clientes é crucial;

  • Localização geográfica: a localização das diversas atividades da empresa influencia a diferenciação;

  • Fatores institucionais: fatores institucionais (tributação, concessões, etc.) podem ter impacto criando condições favoráveis ou desfavoráveis para a empresa.

Como aplicar um marketing de diferenciação efetivo?

Já sabemos o que é o marketing de diferenciação, mas, como aplicá-lo de forma efetiva? Os caminhos a seguir para uma diferenciação efetiva são:

  • Enfatizar fontes de singularidade;

  • Transformar os custos de diferenciação em vantagem (diferenciar ao menor custo possível);

  • Alteração das regras (identificação de novas necessidades, novas funções de uso);

  • Redefinir as atividades da empresa para buscar a diferenciação de uma maneira diferente.

As estratégias de diferenciação serão mais rentáveis, onde encontramos as seguintes condições:

  1. Necessidades e preferências heterogêneas dos clientes;

  2. Amplas possibilidades de diferenciação do produto pela sua própria conformação;

  3. Escassa presença de concorrentes com abordagem de diferenciação semelhante à nossa;

  4. Rápidas mudanças tecnológicas.

Como criar uma estratégia mais duradoura?

A sustentabilidade de uma vantagem competitiva diferenciadora depende dos fatores diferenciadores utilizados que podem gerar barreiras mais ou menos fortes à imitação. O tempo sempre prejudica esse tipo de vantagem competitiva: com o passar de tanto tempo, todas as estratégias de diferenciação tendem a ser vítimas de processos imitativos.

A vantagem de diferenciação é mais sustentável se:

  • As fontes de singularidade sejam muitas;

  • As atividades da empresa estão constantemente sujeitas à inovação;

  • As atividades capazes de gerar valor para o cliente são realizadas por meio de determinantes de custo que apresentam vantagem sobre os concorrentes.

Por outro lado, os principais riscos das estratégias de diversificação são:

  • Possíveis mudanças nas necessidades, preferências e expectativas dos clientes;

  • imitação por concorrentes;

  • A possibilidade de que a singularidade do nosso produto não produza valor;

  • O diferencial excessivo de preços em relação aos concorrentes;

  • A falta de importância atribuída pela empresa ao envio de sinais de valor ao mercado;

  • Falta de conhecimento do custo real e completo da diferenciação;

  • A incapacidade de distinguir os vários segmentos de mercado e, portanto, a escolha errada dos critérios de diferenciação.

E então, o que achou de entender mais sobre o que é o marketing de diferenciação? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo, deixe sua opinião. Até a próxima!

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