Orgulho Cabroboense: EREM José Caldas Cavalcanti se destaca no 6° Torneio Virtual de Ciências

0

A EREM JOSÉ CALDAS CAVALCANTI participou do 6° Torneio Virtual de Ciências promovido pelo Espaço Ciência. Cumpriu os seis desafios com duas equipes.  A equipe do 1° ano conseguiu o 2° lugar a Nível da mesorregião do sertão de Pernambuco e o 3° lugar a nível Nacional. A equipe do 2° ano conseguiu o 1° lugar a nível do sertão e o 2° lugar nacional.

Campeões do TVC

Todas as regiões pernambucanas estão representadas entre os vencedores do Torneio Virtual de Ciência

Saiu a lista definitiva de vencedores do 6º Torneio Virtual de Ciência. Os três primeiros colocados de cada série receberão certificados, medalhas e troféus. A solenidade de encerramento e premiação será realizada no dia 10 de dezembro, no Espaço Ciência, com a presença de um professor e dois estudantes de cada equipe premiada. O evento também será transmitido ao vivo pelo Youtube. Os três melhores colocados de cada série em cada mesorregião pernambucana garantem certificados, que serão enviados por e-mail.

Entre os vencedores, há representantes de todas as mesorregiões pernambucanas: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Embora este ano o TVC tenha ampliado seu alcance para abranger escolas de todo país, nenhuma equipe de fora do estado conseguiu realizar o mínimo de cinco desafios para constar entre os premiados.

Na Região Metropolitana, o destaque ficou com a Escola Municipal José Rodovalho, de Jaboatão dos Guararapes, que ficou entre os campeões no 8º e 9º anos. O Colégio São José também consta entre os classificados, com a equipe do 2º ano. Na Zona da Mata, o Educandário Tércio Correia, de São Vicente Férrer e a EREM Pedro Tavares, de Camutanga, estão na lista de vencedores. No Agreste, o destaque ficou com as EREM Coronel Nicolau Siqueira, de Águas Belas, e Frei Caetano de Messina, em Bom Conselho.

Embora todas as regiões estejam representadas entre os vencedores do TVC, o Sertão manteve a dianteira em número de escolas premiadas, com destaque para o município de Flores, com as escolas Drº Paulo Pessoa Guerra, Romão Ferreira de Azevedo e EREFEM Dário Gomes de Lima. Também se destacaram as equipes da Tomé Francisco da Silva, em Quixaba; EREM José Caldas Cavalcanti, em Cabrobó; e EREM Padre Luiz Gonzaga, Araripina.

Na classificação geral, a campeã foi a equipe do terceiro ano da EREM Pedro Tavares, em Camutanga, com 11,95 pontos. Em segundo lugar, o nono ano da Escola Tomé Francisco da Silva (Quixaba), com 11,7 pontos. Por fim, duas equipes levam o bronze: o nono ano da Escola Municipal José Rodovalho (Jaboatão) e o segundo ano da EREM Frei Caetano de Messina (Bom Conselho) – ambas com 11,6 pontos

Para o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, o desafio do Torneio Virtual de Ciência é ampliar o alcance e buscar maior participação de escolas de todo país. “Sabemos que é uma competição que precisa de um grande envolvimento das equipes e dos professores, por que os desafios duram o ano inteiro. Mas o seu formato garante a participação de turmas inteiras em uma aprendizagem dinâmica, na qual estudantes e educadores aprendem que a Ciência pode garantir respostas e soluções para problemas e desafios cotidianos”, ressalta Pavão.

Arthur Lima, da Coordenação do Torneio, destaca ainda que, independente dos resultados obtidos, todas as equipes são vencedoras. “Os trabalhos desenvolvidos estimulam outros alunos e professores e mostram a potencialidade das escolas para a produção e pesquisa científica”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome