Orientação de bombeiro no 193 ajuda a salvar bebê

0

Orientação de bombeiro no 193 ajuda a salvar bebê

Por volta das 4h45 da última segunda-feira (21), o soldado do Corpo de Bombeiros Edson de Souza Mendes estava de prontidão no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), quando recebeu uma chamada pelo 193. De uma residência localizada em Ponte dos Carvalhos, em Jaboatão dos Guararapes, uma família desesperada sem saber como proceder diante de uma menina, com apenas 20 dias de nascimento, engasgada. Acalmando uma vizinha, a avó e a mãe, de 17 anos, conseguiu orientá-las na execução manobra de Heimlich em crianças (um procedimento técnico para desobstrução das vias aéreas), salvando a vida do bebê.

Esse procedimento é uma especialidade do soldado, que, desde seu ingresso no CBMPE, há 7 anos, contabiliza mais de 20 socorros semelhantes. Outro caso muito semelhante, com cobertura da mídia, ocorreu em agosto 2014, quando um bebê precisou de assistência pré-hospitalar de urgência. “É muito comum as mães, especialmente as de primeira viagem, não colocarem os bebês pra arrotar após a amamentação, o que pode provocar engasgo com o refluxo do leite durante a noite. Sou pai e já aconteceu também comigo. A manobra é simples, e pode ser treinada antes. A gente orienta a, depois de liberar as vias aéreas da criança, levar a um pronto-socorro, para checar se não houve algum problema adicional por conta do tempo sem oxigênio”, explica o soldado Edson.

ELOGIO INDIVIDUAL – Na tarde de ontem (22), o bombeiro foi recebido pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Na ocasião, Edson recebeu de presente do secretário um quadro contendo uma foto do servidor ao lado do bebê salvo. Também ganhou, pela atuação, um elogio individual do comandante geral em exercício do CBMPE, coronel Marcílio Rossini, presente no encontro. “Agradeço a você pela sua vocação em salvar vidas. Como pai, já passei por situação semelhante. São segundos que podem o limiar entre a vida e a morte. São ações como essa e tantas outras que fazem o Corpo de bombeiros ser tão querido pela população”, disse o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome