Os principais nomes na corrida municipal de 12 cidades do Sertão de Pernambuco

0

Faltando mais de um ano para as eleições municipais de 2020, muitos nomes são ventilados como possíveis candidatos ao cargo de prefeito. No entanto, o cenário político muda com a mesma velocidade que uma nuvem muda de lugar. Os prefeitos dos 12 municípios mencionados nessa matéria estão em seu primeiro mandato, ou seja, constitucionalmente em plena condição de disputar a reeleição. Pelo menos 2 dos 12 já anteciparam que não vão concorrer a reeleição, são eles Clebel Cordeiro de Salgueiro e Erivaldo Oliveira de Serrita. Lembrando que assim como a nuvem muda de lugar, os dois também podem mudar de opinião e voltar atrás da decisão.

No maior colégio eleitoral do Sertão a eleição pode ser decidida no segundo turno, mas há quem acredite que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pode garantir a reeleição já no primeiro turno. Além do gestor municipal de Petrolina, faz parte da lista de possíveis concorrentes o ex-prefeito Odacy Amorim, o deputado estadual Lucas Ramos, o deputado federal Gonzaga Patriota e o ex-prefeito Julio Lossio.

Lagoa Grande completa no próximo domingo (16), 24 anos de emancipação política. Sendo o caçula dos 12 municípios citados na matéria, tem uma das eleições mais disputadas. Vilmar Cappellaro é o atual prefeito e vai disputar a reeleição, os possíveis concorrentes de Cappellaro integram uma lista de ex-prefeitos. Faz parte o primeiro prefeito do município, Jorge Garziera e o antecessor de Vilmar, Dhony Amorim.

Em Santa Maria da Boa Vista o atual prefeito Humberto Mendes, poderá disputar a reeleição com George Duarte que foi seu adversário em 2016. Só que na lista de possíveis adversários de Mendes, constam os ex-prefeitos Jetro Gomes e Leandro Duarte, ainda o ex-vereador Anselmo Gomes e do atual vereador Professor Carlos Augusto, ainda são mencionados os nomes de Cidinho Andrade e Edvaldo Jericó.

Em Orocó o atual prefeito tem a responsabilidade de manter no poder a família Crateú, todavia o gestor municipal enfrenta uma série de insatisfações internas, inclusive do seu padrinho político o ex-prefeito Dedi. O ex-prefeito não vai poder ser candidato, mas será um cabo eleitoral de peso para qualquer um dos oponentes de Gueber. Os principais nomes para enfrentar Gueber são do vereador Ismael Lira e do ex-vereador Galego de Abílio.

Na cidade de Cabrobó o prefeito Marcílio Cavalcanti já disse que vai tentar a reeleição, um nome dado como certo na disputa em 2020 é o do sindicalista Antonio de Nestor. Outro nome que entra nessa disputa é o do presidente da câmara, o vereador Dim Saraiva. No entanto, a eleição de 2020 pode recolocar no mesmo palanque os ex-prefeitos, Edgar Caldas, Eudes Caldas e Auricélio Torres, ainda o ex-vice-prefeito Mário Barros. Com isso a chapa majoritária de 1992 pode ser reeditada, com Auricélio prefeito e Mário Barros vice.

Na cidade que ficou famosa por ser a criadora do primeiro boneco gigante do Brasil, não vai ter nada de novo e não há nenhuma possibilidade de alguma surpresa. A disputa em 2020 deve ser entre o atual prefeito Licinio Lustosa, que por sinal não anda nada bem administrativamente falando, e o ex-prefeito Gustavo Caribé. Os dois se enfrentaram nas eleições de 2012, Gustavo levou a melhor e foi reeleito.

Novaes e Ferraz é claro que vão protagonizar mais uma disputa em Floresta dos Navios, o atual prefeito Ricardo Ferraz vai tentar a reeleição e a ex-prefeita Rorró Maniçoba, possivelmente com apoio dos Novaes vai querer retornar ao comando da administração municipal. No entanto, o deputado licenciado, atualmente secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, pode surpreender e apresentar outro nome. Lembrando que em 2018 o grupo de Rodrigo e o de Rorró andaram se bicando.

Salgueiro é o principal município do Sertão Central do estado, a disputa por lá tem cara de zoológico. Isso mesmo, as campanhas eleitorais são disputadas entre candidatos do grupo da Zebra e do grupo do Leão. O atual prefeito Clebel Cordeiro, integrante do grupo Leão, já disse que não vai disputar a reeleição. Também não diz quem vai ser seu candidato, já no grupo da Zebra o que não falta são candidatos. A briga ta tão feia, que vai ser preciso chamar o Rei Leão pra colocar a casa em ordem.

Serrita terra dos vaqueiros vem sendo administrada pelo grupo do ex-prefeito Carlos Cecílio há muitos anos, o prefeito Erivaldo Oliveira, de absoluta confiança de Cecílio já adiantou que não vai tentar a reeleição. Todavia ele é tão leal ao ex-prefeito que não tem querer, assim como a nuvem é levada de lá pra cá pelo vento, ele também pode mudar de ideia e conforme a vontade de Carlos sair candidato à reeleição. O possível adversário contra o atual prefeito ou o candidatado de Carlos Cecílio, será mais uma vez o empresário Aleudo.

Na capital do milho o prefeito Antonio Leite vai sair candidato à reeleição, o mesmo estava bem com uma administração agradando a população. No entanto, uma operação da Policia Federal que colocou sob suspeita sua administração, vem servindo como munição para o ex-prefeito Neguinho retornar ao poder. Talvez Neguinho não seja o candidato, aí entra na lista de possível adversário do atual prefeito a vereadora Marly, que é esposa do ex-prefeito.

Em Parnamirim as coisas não andam nada boa para o atual prefeito, seu desgaste é notório em todas as esquinas e lugarejos do município. Só quem pode salvar a reeleição do prefeito Tácio Pontes, é a liderança do ex-prefeito Nininho. Que por sinal Tácio só é prefeito graças a ele. Mas a oposição vem se fortalecendo para o enfrentamento em 2020, além do nome do ex-vice-prefeito Múcio Angelim, ainda consta na lista o nome do atual vice-prefeito, Nivaldo Mendes.

Em Terra Nova a atual prefeita Aline Freire, tem como responsabilidade manter seu grupo político no poder. Por essa razão a mesma já adiantou para amigos que está pronta para tentar a reeleição, resta saber quem vai ser seu adversário. A oposição que se fortaleceu bastante nos últimos anos em termos de representatividade na câmara, não se entende e pode até haver racha no grupo. O nome mais forte da oposição é o do vereador Duíla do Lazão, o mesmo foi o mais votado na eleição passada e tem o respeito do grupo e da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome