Outubro Rosa: Em ano de pandemia, Secretaria de Saúde de Petrolina realiza mais de 3.500 mamografias

0

O mês de outubro é considerado o mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Através da campanha Outubro Rosa, o objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. Em Petrolina, mesmo em meio a pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Saúde realizou, em 2020, mais de 3.500 exames. Vale ressaltar que algumas instituições paralisaram seus atendimentos eletivos, entre eles a realização da mamografia, por cerca de seis meses. Já neste ano, mais de 2 mil mulheres fizeram o procedimento através do Sistema Único de Saúde.

O procedimento no SUS engloba a mamografia de rastreamento, que é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, e deve ser feita a cada dois anos; e mamografia diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, também em homens.

Para realizar o exame, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência e, após avaliação, caso necessário, ser encaminhada para o procedimento. A marcação é feita dentro da própria unidade básica.

O câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Ainda segundo o INCA, para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome