Paralisação nas obras da transposição afeta economia local

0

A saída da construtora Delta do canteiro de obra do Lote 6 da Transposição das Águas do Rio São Francisco, em Mauriti , na Região do Cariri, vem causando transtorno à cidade. A obra, orçada em torno de R$ 260 milhões , foi paralisada. Os 1.200 funcionários foram demitidos, ficando apenas 4 pessoas trabalhando na empresa. 
Segundo o prefeito Isaac Júnior (PT) com a paralisação das obras surgiram dois problemas. O primeiro que a obra terá que ser recuperada, ou seja, os trechos feitos até agora vão se deteriorar e terão que ser gastos mais recursos.
O outro problema diz respeito à questão social criada com a saída da empresa. ”Imagine 1.200 pessoas demitidas numa cidade como a nossa, cria um custo social alto, um problema social, que infelizmente não teremos como resolver com facilidade”, afirma.
O prefeito alerta que o município não tem como resolver essa questão. “É como se tirasse o programa Bolsa Família de Mauriti”, afirma. Para o professor Cartaxo Melo, o desemprego afeta demais a cidade. Ele lembra que são 1.200 empregos diretos, mas se somar os empregos indiretos pode chegar a 3.000 pessoas. “Acredito inclusive que essa paralisação das obras cria outro problema além do desemprego em Mauriti, que é a crise no setor da construção civil”, afirma.
Segundo o professor, coma chegada da Delta na cidade e os empregos criou-se uma expectativa de crescimento, daí muita gente começou a construir casas e deu-se um boom nas empresas que comercializam material de construção.
Não há dados oficiais, alerta o professor mas se estima uma queda de até 50% nas vendas. Além disso, os preços dos aluguéis que tinham disparado começam a cair.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome