Parceria com Israel anunciada pela ministra da Agricultura vem sendo articulada por Fernando Monteiro desde fevereiro

0

O incentivo à fruticultura sertaneja ganhou fôlego neste mês de abril com duas ações importantes. Depois do anúncio do projeto de lei do deputado federal Fernando Monteiro (PP), que cria a Zona Franca do Sertão do São Francisco, , já devidamente protocolado e que já se encontra na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, onde deve ser apreciado nas próximas semanas; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou investimento de R$ 3 milhões para o melhoramento do cultivo de uvas na região.

A ministra também anunciou parceria com o governo de Israel para importar a tecnologia de irrigação por gotejamento, assunto que tem recebido atenção especial de Fernando Monteiro, que se reuniu, ainda em fevereiro, com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. No encontro, além do convite para que o embaixador conheça pessoalmente o Vale do São Francisco, o deputado federal apresentou as características da região do semiárido, cujas terras são conhecidas como as de maior produtividade do Brasil.

“Ouvindo os agricultores da região, percebi a necessidade da busca por uma forma de viabilizar a migração dos sistemas mais usuais de irrigação, como o de aspersão e inundação, para o sistema de gotejamento, bem mais eficiente, e que pode reduzir em até 80% o consumo de água. Israel é referência neste assunto”, destacou Fernando Monteiro. Na ocasião, Yossi Shelley antecipou que o governo de Israel estava à disposição para parcerias como a anunciada na última semana pela ministra.

A necessidade de atenção à agricultura é assunto frequentemente abordado por Fernando Monteiro. Entre os pontos vistos como prioritários pelo parlamentar para o setor, além das mudanças nas formas de irrigação, está a criação de um preço mínimo de venda da produção dos agricultores familiares, garantindo, assim, a renda nos períodos de entressafra.

A necessidade de se investir em assistência técnica e no conhecimento das possibilidades permitidas pela tecnologia é outro tema trabalhado pelo deputado federal. “É possível aumentar a produção em menos hectares de terra, melhorando a renda das pessoas. A aproximação com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) pode ajudar muito neste sentido, com soluções a curto prazo e a baixo custo”, avalia Fernando Monteiro.

Assessoria do deputado

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome