Pernambuco registra mais de 33 mil denúncias de descumprimento de medidas restritivas

0

Principais denúncias feitas à Secretaria de Defesa Social são referentes a dispersão de aglomerações e o fechamento de bares e do comércio.

Desde a implantação de medidas restritivas em Pernambuco para conter o avanço do novo coronavírus no estado, a Secretaria de Defesa Social registrou mais de 33 mil denúncias de descumprimento do isolamento social, desde 18 de março. De acordo com o secretário Antônio de Pádua, a dispersão de aglomerações e o fechamento de bares e do comércio estão entre as principais solicitações recebidas.

No fim de semana, os chamados para fechamento de bares aumentam muito, principalmente no Sertão do estado. Não descumpram as medidas sanitárias. O isolamento social, neste momento, é muito importante”, afirmou.

Até a quinta (16), o estado tinha 160 mortes contabilizadas entre 1.683 casos confirmados do novo coronavírus. Isso significa que 9,56% dos diagnósticos resultaram em óbitos, o que faz a taxa de letalidade no estado ser maior do que a do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o país teve 1.924 mortes e 32.425 confirmações, ou seja, o número de óbitos equivale a 5,9% dos casos.

Ainda segundo Pádua, algumas operações da SDS, como o reforço do policiamento de jogos de futebol, foram desativadas.

Todo o efetivo está trabalhando nas ruas, fazendo fiscalização e o policiamento ordinário, que foi reforçado”, disse, citando a redução de 60% nos arrombamentos em todo o estado no mês de março, em comparação ao mesmo período de 2018.

Entre as medidas para conter a pandemia, o governo estadual prorrogou novamente o decreto para fechamento de praias e parques, indo até o dia 20 de abril.

Em municípios da Região Metropolitana do Recife, o secretário afirma que a parceria com as guardas municipais tem ajudado a manter o isolamento.O trabalho de fiscalização, no entanto, tem sido feito em todo o estado, segundo Pádua.

Já foram mais de 4 mil chamados para fiscalização em Jaboatão dos Guararapes, por parte da PM, por exemplo. Em Arcoverde [no Sertão], já foram mais de 20 pessoas conduzidas para a delegacia para serem autuadas pelo crime de descumprimento de norma sanitária”, alegou.

O secretário mencionou, ainda, que as proibições de funcionamento são voltadas a lanchonetes, restaurantes e outros serviços não-essenciais. As aglomerações com mais de dez pessoas também não são permitidas.

As festas em condomínio seguem a mesma regra. Até casamentos foram frustrados durante a fiscalização e a cerimônia foi suspensa”, disse Pádua. As denúncias podem ser feitas pelo número 190. |G1PE|

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome