Plataforma tecnológica conecta jovens a vagas de empregos em empresas de Pernambuco

0

Instituto Aliança apresenta o IAÊ que vai unir as oportunidades de vagas oferecidas pelas empresas aos perfis de jovens formados pelo Instituto.

Com o objetivo de ampliar o atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade em processos seletivos de empresas, o Instituto Aliança apresenta para representantes de empresas de variados segmentos a plataforma IAÊ – Instituto Aliança Empregos. O encontro está marcado para a próxima sexta (dia 2) no Softex, no Bairro do Recife, das 9h às 11h.

O IAÊ é uma plataforma, com uma versão em aplicativo para celulares, que faz a reunião do banco de talentos do Instituto Aliança (IA), desde 2020. O IA é responsável pela formação de mais de 12 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, com as diversas oportunidades de vagas de empresas que estão em busca de jovens talentos.

O diferencial é que o IAÊ vai agilizar o processo de conexão da vaga e o jovem, ampliando o atendimento de forma a facilitar o processo seletivo, deixando-o mais assertivo e mais rápido.

“O IAÊ é um Negócio Social que traz uma oportunidade para impulsionar a área de inserção socioprodutiva do IA e uma possibilidade em solucionar as dificuldades dos analistas de RH. Além disso, também estará disponível para empresas que quiserem ter uma área de recursos humanos inteligente, através da assinatura da plataforma. Nesse caso, terão acesso a um banco de talentos exclusivo com perfis voltados para as necessidades da empresa, um verdadeiro match entre jovens e mercado de trabalho”, afirma Solange Leite, coordenadora de inserção nacional do Instituto Aliança.

A elaboração do IAÊ contou com a participação da NESsT e a Fundação Arymax, que apoiaram técnica e financeiramente a criação da plataforma. Duas organizações sem fins lucrativos que investem em negócios sociais que geram empregos para quem mais precisa e gestão de sociedades civis.

O Instituto Aliança tem como um dos principais destaques o Programa Com.Domínio Digital que, desde a sua criação, em outubro de 2004, já realizou a capacitação e inserção produtiva de cerca de 36 mil pessoas. Atualmente e de acordo com o mercado de trabalho, vem oferecendo formação gratuita em programação, para jovens de 18 a 29 anos de famílias da Região Metropolitana do Recife, com renda de até três salários mínimos.

O foco está no ensino gratuito de programação de software, python, java e iniciação em banco de dados. São 330 horas/aula em nível básico e avançado, durante cinco meses, no SOFTEX PE, assim como no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais que podem permitir melhor adequação nestas novas ocupações.

A dinâmica atual na necessidade de jovens prontos para o mercado de trabalho e no crescimento de oportunidades no setor de tecnologia faz a plataforma se tornar o elo principal para o preenchimento das vagas, é unir o perfil certo para determinada necessidade.

O Com.Domínio Digital 4.0 é executado pelo Instituto Aliança com apoio da Lenovo Fondation, que selecionou o Instituto Aliança através de um edital internacional. O projeto tem parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Softex Recife para formação específica na área de tecnologia, com foco em programação. As vagas estão abertas para homens, mulheres e pessoas LGBTQIA+. A próxima turma estará pronta para o mercado de trabalho em dezembro deste ano.

Além do Com.Domínio Digital, o Instituto conta com outros projetos de inserção no mercado de trabalho: Escola Social do Varejo, Habilidades para o Futuro e Redes para o Futuro. O Instituto Aliança — O IA é uma organização da sociedade civil de interesse público que há 20 anos atua na formação e preparação de jovens para o mundo do trabalho, no desenvolvimento de metodologias educacionais e na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome