Porque o governador de Pernambuco é visto como uma ameaça ao projeto PT 20 anos no poder

1
here

Eduardo Campos até aqui tem construído um caminho que o leva em direção ao planalto, tanto que o próprio Lula reconhece no líder socialista a imensa capacidade de articulação. Até agora Eduardo não errou em nada, todas as suas investidas tem dado muito certo. A frente do ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo soube como nenhum outro colocar a pasta em pleno funcionamento, o que lhe projetou para a disputa do governo de Pernambuco em 2006. 

Naquele ano, em uma manobra genial convenceu o então presidente Lula que precisava de um palanque reforçado na busca pela reeleição, em apoiar simultaneamente dois candidatos em Pernambuco. 
Mais habilidoso e infinitamente mais carismático que o seu concorrente direto para o segundo turno o hoje senador Humberto Costa, Eduardo não mediu esforços para tirar o Maximo de proveito possível do momento, mesmo sendo aliados no governo federal comandado pelo PT, sem nenhuma compaixão permitiu que todas as sujeiras fossem atiradas no ventilador da campanha de Humberto Costa. A estratégia deu certo Eduardo derrotou Humberto e Armando junto e, foi para o segundo turno, mais uma vez entrou em ação a engenharia política do neto de Dr. Arraes, em seu palanque estava junto, Lula, Humberto e Armando. Eduardo venceu, de comandado pelo PT passou a ser comandante. 
Nas eleições municipais de 2008, fez tudo do jeito que o PT quis, apoiou o desconhecido João da Costa para prefeito do Recife, já em 2010, com o criador João Paulo já insatisfeito com a criatura João da Costa, transformou o prefeito da capital em seu principal aliado dentro das fileiras do partido. Sendo assim, o projeto de reeleição estava assegurado, uma vez que no PT não tinha um nome de consenso para enfrentar o governador em sua reeleição, de quebra ainda elegeu os dois senadores, Armando do PTB e Humberto do PT. 

No plano nacional Eduardo também foi cauteloso, candidato a reeleição para o governo de Pernambuco, embora com um olhar fixo para o planalto em 2014, entrou em defesa da aliança com o PT, que já trabalhava a candidatura da então ministra Dilma Rousseff, com muita maestria transformou o sonho do cearense Ciro Gomes em um verdadeiro pesadelo. Mais uma vez aconteceu tudo conforme os planos do engenheiro político Eduardo Campos, sendo reeleito governador do estado e Dilma eleita presidenta. 

O embate começou pra valer entre o governador e a presidenta nas eleições do ano passado, nos confrontos direto entre os dois quem se deu melhor foi o governador, ainda saiu fortalecido até mesmo onde o PT tem socialistas como fieis aliados contra Eduardo, na capital cearense o PSB de Campos venceu o PT de Dilma. Em Pernambuco nem se fala, a força de Eduardo foi vista de forma tão assustadora por parte da cúpula nacional do PT, Lula e da presidenta, que todos, literalmente viraram as costas para os companheiros Humberto e João Paulo. O candidato do governador totalmente desconhecido, o ex-secretario da fazenda Geraldo Julio venceu logo no primeiro turno.
O cenário agora é completamente diferente, Lula já não tem o controle da maquina, Dilma não tem a simpatia dos aliados, ainda é vista como alguém difícil de lidar, a economia não ajuda, tudo isso abre dentro da própria base do governo federal espaços para entrar em ação o alfaiate dos traços perfeitos na política, o governador de Pernambuco Eduardo campos. 
Tudo está sendo minuciosamente desenhado em favor da candidatura de Eduardo já para 2014, o que se analisa nesse momento, é quanto à capacidade de articulação de cada um dos principais personagens envolvidos. Da presidenta Dilma em manter se, possível ampliar o bloco de partidos políticos que a elegeu em 2010, tudo leva a crer que ela já trabalha na ampliação, tanto que, vai abrir espaços no governo para o PSD de Kassab. Mas se os ventos da economia soprarem em desfavor do navio comandado pela presidenta Dilma, há uma longa fila de marinheiros de primeira viagem e experimentados na política, que estão esperando uma oportunidade para trocarem de barco, pelo visto a opção mais segura seria o desenhado por Eduardo Campos, parece ser mais atrativo e bem mais seguro, agora é só aguardar. 2014, ta logo ali.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome