Prefeitura de Cabrobó orienta sobre a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

0

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entrou numa nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir desta segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

Informações importantes:
No período de 22/04 a 31/05:
Vacinação de todos os grupos prioritários, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

GRUPOS PRIORITÁRIOS:
– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
– Crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias, as gestantes,
– Puérperas (até 45 dias após o parto),
– Trabalhadores da saúde,
– Professores das escolas públicas e privadas,
– Povos indígenas,
– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas,
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cabrobó

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome