Prevenir é melhor

0


Ministério da Integração vai investir em prevenção
O Ministério da Integração Nacional amplia até o final do ano para 286 o número de municípios com alto risco de desastres naturais que são monitorados para agilizar as ações emergenciais. Esse grupo de municípios sofre principalmente com estiagem ou excesso de chuvas. O monitoramento é feito de Brasília pela Secretaria Nacional de Defesa Civil 24 horas por dia.
Chuvas deixam cinco mortos em Minas Gerais
Chuvas causam danos ao fornecimento de energia em parte do DF
Outubro foi o mês mais seco em Ribeirão Preto (SP) desde 2002
Desses municípios, 46 estão na região Nordeste, onde ocorre a pior seca dos últimos 30 anos. Na região Norte são 30 os municípios monitorados, e na região Sul, 59. A maior quantidade de municípios está na região Sudeste, com 144, sendo 47 só no Estado de São Paulo. A menor quantidade está no Centro-Oeste: 07.
Enquanto isso, Sul e Sudeste sofrem principalmente com o excesso de chuvas, ocorrendo em alguns Estados, como Paraná e Santa Catarina, vendavais e chuvas de granizo. Atualmente, o ministério monitora cerca de 200 municípios no país com maior incidência de desastres naturais.
Para amenizar a situação, cerca de 80 municípios receberão, no início de 2013, picapes, aparelhos de GPS e computadores. Ao todo, o governo federal vai investir R$ 15,6 bilhões em medidas de prevenção. Somente para combater os efeitos da estiagem no Nordeste, já foram investidos mais de R$ 3 bilhões. 
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até janeiro de 2013, no Norte e Nordeste, a probabilidade de ocorrência de chuvas está abaixo do normal (40%). Já para o leste da região Sul, a chance de chover está acima do normal. As demais regiões estão dentro do esperado para a época do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome