Primeira etapa do Mais Médicos terá apenas 15 profissionais no Tocantins

0

Nesta primeira etapa do programa Mais Médicos do governo federal, apenas 15 médicos confirmaram a participação e vão atuar em quatro municípios e em um distrito sanitário indígena do Tocantins. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (6). No total, 73 municípios do estado se inscreveram no programa e solicitaram 161 profissionais.

Neste primeiro momento, os municípios de Araguaína (3 médicos), Conceição do Tocantins (1), Palmas (7), São Salvador do Tocantins (1) e Distrito Sanitário Indígena Tocantins, em Palmas, (3) serão contemplados.

O prefeito de Conceição do Tocantins, Paulo Sérgio Torres Fernandes (PMDB), comemorou a notícia. Ele disse que embora a prefeitura ofereça um salário alto para médicos (em torno de R$ 22 mil), os profissionais não permanecem nos postos de trabalho. “Médicos chegam e vão embora num curto espaço de tempo alegando que o acesso para o município é difícil. Com o programa vamos ter mais segurança.”

Segundo o prefeito, dois médicos já atendem nas duas unidades básicas de saúde. Com a chegada de mais um profissional, Fernandes acredita que o atendimento deve ser melhorado.

Na região norte do país, 328 municípios ofereceram 1774 vagas. Entretanto, 148 não foram selecionados por nenhum profissional. Neste primeiro mês, 49 municípios foram atendidos e receberão 144 médicos. No Brasil, 938 profissionais homologaram as inscrições (6% das 15.400 vagas oferecidas) e 404 cidades serão atendidas.

De 6 a 8 de agosto, os médicos com registro profissional fora do Brasil vão poder se inscrever no programa. Neste período, os médicos brasileiros que se inscreveram, mas que não foram selecionados, também vão ter mais uma oportunidade para homologar as inscrições. A partir do dia 15 de agosto reabre o período para municípios que não aderiram se inscreverem.

Os médicos que confirmaram a participação na primeira chamada devem chegar aos municípios no mês de setembro.

Com informações do portal de noticias do G1.com Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome