Projeto de Lei para mudar nome de Rua do bairro Cohab em Cabrobó será arquivado

2

Na última sessão da câmara de vereadores de Cabrobó, o presidente da casa Dim Saraiva (MDB), apresentou um Projeto de Lei propondo a mudança de nome de uma Rua do bairro Cohab. A referida Rua leva o nome da Professora Maria do Carmo Novaes, o presidente propôs a mudança para o nome de Bianca. Alguns moradores entraram em contato com o Blog dizendo ser inaceitável tal mudança, isso porque causaria prejuízos para os moradores principalmente no recebimento de correspondências, sem falar no desrespeito em retirar o nome de alguém bastante conhecido.

O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dim saraiva (MDB), propondo mudança de nome de Rua no bairro da Cohab foi encaminhado para análise das comissões. O Blog entrou em contato com a secretaria geral da casa e com os presidentes das comissões competentes, para sabermos como está o andamento do projeto e qual o posicionamento dos vereadores que presidem essas comissões. Antes do fechamento dessa matéria fomos informados pela secretaria geral da casa, que o presidente Dim Saraiva não vai apresentar o projeto como ele se encontra.

A casa por meio da secretaria geral argumentou que não era do conhecimento do presidente Dim Saraiva, que a referida rua já tinha um nome, e sim apenas a numeração 3. Continuando, o secretário disse que o presidente Dim Saraiva vai retirar o projeto e determinou que sua assessoria fizesse uma busca junto ao setor de tributos da prefeitura, após identificação da rua que ainda não tem nome o vereador apresentará o projeto para homenagear a mesma pessoa. O presidente prestará homenagem à jovem Bianca Bezerra Chalegre, a mesma morreu aos 20 anos de idade em maio de 2018.

Mudança de nome de ruas, praças e avenidas, já causou situações desagradáveis à população e comerciantes de Cabrobó. Em 2002 a câmara municipal de vereadores, mudou o nome da antiga e conhecidíssima Praça Dr. Sergio Magalhães para João Freire de Carvalho. Ao longo de muito tempo os comerciantes enfrentaram dificuldades por conta dessa mudança, isso por que os Correios e empresas de entregas, bem como, vendedores e outros, já tinham em seus arquivos registros dos endereços anteriores e tiveram que refazer tudo novamente.  

A câmara de Cabrobó na legislatura (2013/2016) tentou promover algumas mudanças semelhantes em equipamentos públicos e avenidas, a iniciativa a época foi do então vereador Paulo Gonçalves que queria riscar da memória dos cabroboenses os nomes de ex-presidentes da República do Regime Militar, a exemplo de Castelo Branco e Costa e Silva. Os Projetos não foram adiante porque os vereadores entenderam que causaria situações de dificuldades para quem já estava acostumado com os nomes atuais. Na época moradores da Avenida presidente Castelo Branco, protestaram contra a proposta de mudança. O ex-vereador Paulo Gonçalves compreendeu as argumentações dos moradores, com isso retirou da pauta os projetos de mudanças de nomes de uma escola na zona rural do município e da avenida no centro da cidade.

O vereador Marcos de Neuma (DEM), presidente da comissão de redação e leis, disse que mantém a posição já adotada em outras oportunidades. Que não vê necessidade de mudar nomes de ruas, praças e avenidas, no entendimento do parlamentar isso além de causar dificuldades para os moradores, seria uma situação no mínimo constrangedora para os familiares da pessoa já homenageada. O vereador lembra que ainda há varias ruas projetadas em Cabrobó, por essa razão acredita no entendimento entre os pares e que Bianca será homenageada.

Ramsés Sobreira (DEM), presidente da comissão de finanças, lembrou situações semelhantes quando tentaram mudar o nome da Rua 13 de Maio e também da Avenida Castelo Branco. O vereador ressalta que cabe ao parlamento encontrar saídas para os mais diversos problemas, tudo isso com diálogo e entendimento entre os pares. Como aconteceu em casos anteriores, Ramsés entende que não seria diferente agora. O mesmo comemora o fato de o presidente ter mudado de ideia, ainda de acordo com o democrata esse tipo de matéria não passa nas comissões.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome